Classificação morfossintática

Narcisismo é um Substantivo, masculino singular ;

Conceito criado por Freud, que adotou o têrmo a partir do mito grego de Narciso. A origem da palavra Narciso em grego Narkissos, vem de Narkes, que significa entorpecimento, topor, Incionciência. A palavra Narcótica é derivada e indica qualquer substância que altera os sentidos, produzindo narcose.
Para Psicanálise é a escolha do objeto libidinal, na busca pelo semelhante.
O narcisismo como o processo pelo qual o sujeito assume a imagem do seu corpo próprio como sua, e se identifica com ela (eu sou essa imagem).O Narcisismo não leva apenas à patologia, ele também é um protetor positivo do psiquismo.
Narcisismo “que promove a constituição de uma imagem de si unificada, perfeita, cumprida e inteira”. Narcisismo descreve a característica de personalidade de paixão por si mesmo.

Narcisista - O objeto é escolhido a partir do modelo de si, ou seja, no modelo do ego. Se quisermos, podemos opô-lo como o amor do complementar, daquele que garante a vida.

Freud dá exemplos: - Escolhe do que se é ou do que se foi um dia, aquilo que gostaria de ser, da pessoa que foi parte de si própria.

Quem sofreu alguma perturbação no desenvolvimento da libido, escolhe o objeto de amor a partir de sua própria pessoa. Tudo indica que procuraram buscar a si mesmos como objetos de amor, escolha de um tipo que chamaria de narcisista. A Homossexualidade seria um exemplo.

  


Denominação dada a uma pessoa que admira exageradamente a sua imagem e nutre uma paixão por si mesmo.

Tito não sai do espelho, acha-se lindo, isso é narcisismo.
  

Vem de Narciso, personagem mitológico que se achava o mais belo dos belos. Um deus que na mitologia Grega morreu admirando a própria beleza às margens de um rio e se afogou após ver como era lindo, pois buscou a sua beleza ao se olhar na água.

Ela é narcisista (de narcisismo)
  


Conceito criado para definir o ato ou sentimento de perfeição, amor próprio ou vaidade excessiva de um certo indivíduo, que deriva-se de Narciso, da mitologia grega. Também pode ser definido como um indivíduo que cria em sua mente a ideia de ser ou de ter que ser diferente dos demais ou acima dos valores ou padrões da sociedade.

Seu narcisismo o impedia de ser feliz.
A virtude do narcisismo é algo peculiar e discreto. Quando em exagero perceptivo, percebe-se a vontade de chamar atenção.

Seu narcisismo não o deixava ser feio.
  

É quando uma pessoa se acha superior à outras pessoas, é egoísta.

Pessoas egoístas tendem a ser narcisistas.
  


Outras informações sobre Narcisismo:

Palavras com 10 Letras
A Palavra Narcisismo possui 10 Letras
A Palavra Narcisismo possui 4 vogais - a i i o
A Palavra Narcisismo possui 6 consoantes - n rc s sm
A Palavra Narcisismo ao contrário: Omsisicran
Busca reversa Onomasiológica por Narcisismo

1 página - 5 Definições



Dicionário inFormal - Dicionário online de Português