Classificação morfossintática

Nepotismo é um Substantivo, masculino singular ;

Nepotismo (do latim nepos, neto ou descendente) é o termo utilizado para designar o favorecimento de parentes em detrimento de pessoas mais qualificadas, especialmente no que diz respeito à nomeação ou elevação de cargos.

Originalmente a palavra aplicava-se exclusivamente ao âmbito das relações do papa com seus parentes, mas atualmente é utilizado como sinônimo da concessão de privilégios ou cargos a parentes no funcionalismo público. Distingue-se do favoritismo simples, que não implica relações familiares com o favorecido.

Nepotismo ocorre assim, quando, por exemplo, um funcionário é promovido por ter relações de parentesco com aquele que o promove, havendo pessoas mais qualificadas e mais merecedoras da promoção. Alguns biólogos sustentam que o nepotismo pode ser instintivo, uma maneira de seleção familiar.

Um grande nepotista foi Napoleão Bonaparte. Em 1809, 3 de seus irmãos eram reis de países ocupados por seu exército.

Outro exemplo (menos usual) ocorre quando, alguém é acusado de fazer fama, às custas de algum parente já famoso (especialmente, se for o pai, a mãe, ou algum tio ou avô). Por exemplo: Wanessa Camargo como filha de Zezé Di Camargo, Pedro e Thiago como filhos de Leandro e Leonardo, o KLB como filhos do ex-baixista e atual empresário musical Franco Scornavacca, Preta Gil como filha do cantor e ministro da cultura Gilberto Gil e etc.
  


Ilegalidade; empregar parentes; subtração do erário público em favor próprio ou de familiares.

A deputada Maria emprega seu genro no gabinete, ou seja, ela fez nepotismo.
  

Outras informações sobre Nepotismo:

Palavras com 9 Letras
A Palavra Nepotismo possui 9 Letras
A Palavra Nepotismo possui 4 vogais - e o i o
A Palavra Nepotismo possui 5 consoantes - n p t sm
A Palavra Nepotismo ao contrário: Omsitopen
Busca reversa Onomasiológica por Nepotismo

1 página - 2 Definições



Dicionário inFormal - Dicionário online de Português