Classificação morfossintática

Oligarquia é um Substantivo, feminino singular ;

Oligarquia de oligoi, poucos, e arche, governo) significa, literalmente, governo de poucos. No entanto, como aristocracia significa, também, governo de poucos - porém, os melhores -, tem-se, por oligarquia, o governo de poucos em benefício próprio, com amparo na riqueza pecuniária.As oligarquias são grupos sociais formados por aqueles que detém o domínio da cultura, da política e da economia de um país, e que exercem esse domínio no atendimento de seus próprios interesses e em detrimento das necessidades das massas populares; num país pós-colonial, como o Brasil, os interesses oligárquicos estão diretamente relacionados aos interesses do imperialismo (o domínio de um país para o atendimento das necessidades ? também oligárquicas ? de um outro país, este dominante); o imperialismo, por sua vez, participa directamente da sustentação daqueles grupos sociais oligárquicos no domínio do "seu" país: os oligarcas de um país dominado são, portanto, "subdominantes"., Formadas geralmente por familiares de grande poder .

Os partidos políticos costumam ter nítido caráter oligárquico, sendo dominados por reduzido grupo de pessoas.
  


Forma de governo em que o poder político está concentrado num pequeno número pertencente a uma mesma família, um mesmo partido político ou grupo econômico ou corporação.

A oligarquia é caracterizada por pequeno grupo de interesse ou lobby que controla as políticas sociais e econômicas em benefício de interesses próprios.
  


Governo em que o poder político está na mão de poucos.

Vivemos em época de oligarquia.
  

Outras informações sobre Oligarquia:

Palavras com 10 Letras
A Palavra Oligarquia possui 10 Letras
A Palavra Oligarquia possui 6 vogais - o i a uia
A Palavra Oligarquia possui 4 consoantes - l g rq
A Palavra Oligarquia ao contrário: Aiuqragilo
Busca reversa Onomasiológica por Oligarquia

1 página - 3 Definições