Letra O
9351 Palavras

Orixá

4 Definições encontradas.
 

Classificação morfossintática:

Substantivo, masculino singular

Flexões da palavra Orixá

Significados de Orixá :

Clique aqui se você CONCORDA com essa definição!  25 sobe, 12 desce Clique aqui se você NÃO CONCORDA com essa definição!

1. Orixá

Por (SP) em 28-05-2012

"A luz que se releva", ou seja, no principio da criação, DEUS, manifestou sua intenção, e sua intenção são os orixas denonimado "divindade e esses, em termo africanizado, significa "ori" = cabeça, "xá" = iluminação, então, temos "cabeça iluminada" ou "espirito iluminado".

Tudo que é criado, é criado por uma força do incriado, do invisivel, do indivisivel,é força transcendente, externa que esta fora da compreensão humana, os orixás.( DEUS)



Clique aqui se você CONCORDA com essa definição!  7 sobe, 3 desce Clique aqui se você NÃO CONCORDA com essa definição!

2. Orixá

Por (SP) em 30-05-2012

É considerado tudo que tem vida, tudo que existe no universo, cada particula, cada átomo, cada célula, cada molecula do corpo, orixá é ar que se respira, é sol que brilha, o silencio da lua, é o mais doce fruto em suas diversas variedade, portanto, orixá é fonte da criação, é atomo primordial, é inicio, meio e o fim, olorum, " DEUS".

Se o universo teve um inicio, este inicio, é considerado, uma força transcendente, uma força externa, que projetou o inicio que esta além da compreensão humana, ou seja, no principio tudo era escuro,treva,(vazio) e faz-se a luz e a luz foi feita( cheio), esta energia de iniciação do universo é " OLORUM"( DEUS), e este DEUS,é o que imposionou a vida como a conhecemos, e esta manifestação é chamada de "ORIXÁ", vibração do incriado, do indivisivel, do multiplicador, do gerador da vida"OLORUM"(DEUS)


Clique aqui se você CONCORDA com essa definição!  2 sobe, 0 desce Clique aqui se você NÃO CONCORDA com essa definição!

3. Orixá

Por (SP) em 13-02-2014

OLORUM, nos sistemas de crenças e religiões Yorubá-Nagô, É O Deus Único, Uno e Supremo, Criador e In-criado de "todos os mundos", cuja essência e existência é totalmente inacessível à mente humana.

Ao criar os orixás como formas de manifestação de Sua existência, essência, presença, vontade, poder e ação, intencionou, através destes, tornar-se conhecido do ser que haveria de criar, o ser humano.

Clique aqui se você CONCORDA com essa definição!  49 sobe, 50 desce Clique aqui se você NÃO CONCORDA com essa definição!

4. Orixá

Por (AR) em 30-05-2008

Energia divinizada da natureza de origem Yoruba ou Nagô. Deidade africana cultuada no Batuque do Rio Grande do Sul e no Candomblé da Bahia, onde se misturam com os Voduns os quais são o mesmo que um Orixá, só que vêm do Dahomey.
Na época da escravidão, os Orixás foram sincretizados pelos africanos com os Santos católicos simplesmente para poder continuar com o seu culto e nao perder ele no tempo.

Sao alguns Orixás: Oxalá - Yemanjá - Oxúm - Ibejes - Ossanha - Odé Otím - Obá - Xangô - Oyá - Ogúm e Bará. Os Voduns incorporandos ao culto nagô sao: Nana - Xapaná - Oxumaré.

Outras Informações:

Palavras com 5 letras

A palavra possui 3 vogais - o i a
A palavra possui 2 consoantes - r x
1 página - 4 Definições

Publicidade
Dicionário inFormal® possui definições de gírias e palavras de baixo-calão. Seu conteúdo não é adequado para todas as audiências.
Orixá - Significado, Definição, Sinônimos, Antônimos, Palavras Relacionadas, Exemplos
termos de serviço. Mapa de definições

© 2006-2014 Dicionário inFormal®