Classificação morfossintática

Orixá é um Substantivo, masculino singular ;

"A luz que se releva", ou seja, no principio da criação, DEUS, manifestou sua intenção, e sua intenção são os orixas denonimado "divindade e esses, em termo africanizado, significa "ori" = cabeça, "xá" = iluminação, então, temos "cabeça iluminada" ou "espirito iluminado".

Tudo que é criado, é criado por uma força do incriado, do invisivel, do indivisivel,é força transcendente, externa que esta fora da compreensão humana, os orixás.( DEUS)
  


Energia divinizada da natureza de origem Yoruba ou Nagô. Deidade africana cultuada no Batuque do Rio Grande do Sul e no Candomblé da Bahia, onde se misturam com os Voduns os quais são o mesmo que um Orixá, só que vêm do Dahomey.
Na época da escravidão, os Orixás foram sincretizados pelos africanos com os Santos católicos simplesmente para poder continuar com o seu culto e nao perder ele no tempo.

Sao alguns Orixás: Oxalá - Yemanjá - Oxúm - Ibejes - Ossanha - Odé Otím - Obá - Xangô - Oyá - Ogúm e Bará. Os Voduns incorporandos ao culto nagô sao: Nana - Xapaná - Oxumaré.
  

OLORUM, nos sistemas de crenças e religiões Yorubá-Nagô, É O Deus Único, Uno e Supremo, Criador e In-criado de "todos os mundos", cuja essência e existência é totalmente inacessível à mente humana.

Ao criar os orixás como formas de manifestação de Sua existência, essência, presença, vontade, poder e ação, intencionou, através destes, tornar-se conhecido do ser que haveria de criar, o ser humano.
  


É considerado tudo que tem vida, tudo que existe no universo, cada particula, cada átomo, cada célula, cada molecula do corpo, orixá é ar que se respira, é sol que brilha, o silencio da lua, é o mais doce fruto em suas diversas variedade, portanto, orixá é fonte da criação, é atomo primordial, é inicio, meio e o fim, olorum, " DEUS".

Se o universo teve um inicio, este inicio, é considerado, uma força transcendente, uma força externa, que projetou o inicio que esta além da compreensão humana, ou seja, no principio tudo era escuro,treva,(vazio) e faz-se a luz e a luz foi feita( cheio), esta energia de iniciação do universo é " OLORUM"( DEUS), e este DEUS,é o que imposionou a vida como a conhecemos, e esta manifestação é chamada de "ORIXÁ", vibração do incriado, do indivisivel, do multiplicador, do gerador da vida"OLORUM"(DEUS)
  

Outras informações sobre Orixá:

Palavras com 5 Letras
A Palavra Orixá possui 5 Letras
A Palavra Orixá possui 3 vogais - o i a
A Palavra Orixá possui 2 consoantes - r x
A Palavra Orixá ao contrário: áxiro
Busca reversa Onomasiológica por Orixá

1 página - 4 Definições



Dicionário inFormal - Dicionário online de Português