Classificação morfossintática

Ortodoxia é um Substantivo, feminino singular ;

A palavra vem do grego "orthós" e "dóxa", . dai esta palavra veio a indicar .
Corrente que surgiu imediatamente depois da Reforma. É a sistematização e a consolidação das idéias da Reforma, desenvolvidas em contraste com Contra-Reforma.
A ortodoxia protestante desenvolveu dois principios teologicos, o formal e o material. o principio formal é a Bíblia; o material, a doutrina da justificação.

Trata-se de movimento maior e mais sério do que o assim chamado fundamentalismo nos Estados Unidos. O fundamentalismo resultou de uma reação do século dezenove, não passando de forma primitivisada da ortodoxia clássica. A ortodoxia clássica relacionou-se com uma grande teologia. podemos chama-la de escolástica protestante, com todos os efinamentos e métodos que a palavra "escolástica" inclui. Assim, quando falamos de ortodoxia, refiro-me à maneira como a Reforma estabeleceu-se, enquanto forma eclesiástica de vida e pensamento, depois que o movimento dinânico da Reforma terminou.
  


A ortodoxia é a corrente doutrinal que declara que representa a visão correta, fundada em princípios sistemáticos (metafísicos) e científicos.

O contrário de ortodoxia é heterodoxia.
  

Outras informações sobre Ortodoxia:

Palavras com 9 Letras
A Palavra Ortodoxia possui 9 Letras
A Palavra Ortodoxia possui 5 vogais - o o o ia
A Palavra Ortodoxia possui 4 consoantes - rt d x
A Palavra Ortodoxia ao contrário: Aixodotro
Busca reversa Onomasiológica por Ortodoxia

1 página - 2 Definições



Dicionário inFormal - Dicionário online de Português