Classificação morfossintática

Pícaro é um Substantivo, masculino singular ;
Pícaro é um Adjetivo, masculino singular ;

Diz-se de pessoa ardilosa; astuta. Aquela pessoa que se utiliza de ardis , astúcia, para conseguir o que quer.

Fulano é mesmo um pícaro, vive enrrolando todo mundo.
  


Pícaro: na História da literatura, é uma personagem-tipo dos romances e novelas dos séculos XVII e XVIII, surgidos na Espanha, com características daquilo que hoje chama-se malandragem.

O pícaro vivia de expedientes, transitando entre as várias classes sociais, das quais hauria seu sustento, enganando por ardis. Noutras, adquire também o papel de bufão.

Embora este tipo de personagem esteja presente em algumas obras da Antiguidade, como o Satiricon, de Petrônio, foi a partir da obra Lazarillo de Tormes, publicado na Antuérpia e na Espanha em 1554, que surge, sendo considerado o primeiro personagem com estas características hipócritas.

De Sancho Pança, de Miguel de Cervantes, ao Tartufo, de Molière, passando pelo Cândido, de Voltaire, inúmeros personagens retratam a figura típica e caricatural do pícaro.
  


Adj. e s.m. Diz-se do, ou aventureiro, velhaco, astuto; ridículo. / Tipo de personagem descarada, travessa e bufona, que figura em obras da literatura espanhola dos séc. XVI-XVII, com repercussão em várias literaturas.

O rei dos pícaros estava a solta.
  

Uma personagem-tipo dos romances e novelas dos séculos XVII e XVIII, surgidos na Espanha, com características daquilo que hoje chama-se malandragem.

Macunaíma, Sancho Pança, Sargento de Milicias são exemplos de um pícaro.
  


Outras informações sobre Pícaro:

Palavras com 6 Letras
A Palavra Pícaro pode ser uma gíria/informal/sigla
A Palavra Pícaro possui 6 Letras
A Palavra Pícaro possui 3 vogais - i a o
A Palavra Pícaro possui 3 consoantes - p c r
A Palavra Pícaro ao contrário: Oracíp
Busca reversa Onomasiológica por Pícaro

1 página - 4 Definições