Classificação morfossintática

Paixão é um Substantivo, feminino singular ;

1.Sentimento tão forte quanto o amor, mas efêmero, provocador, impulsivo, desesperado, inquieto.
2. Movimento impetuoso da alma para o bem ou para o mal.
3. Gosto muito vivo, acentuada predileção por alguma coisa.

"O mar é o amor, a onda é a paixão.
A paixão caça, corre atrás, envolve os pés, parece ter te prendido, mas como é tênue, tem seu refluxo e volta para o mar, relutante em mostrar que as "algemas" são ilusórias. Ela provoca, atiça, vem sempre renovada numa nova onda, mas não te envolve por mais do que um instante, só te toca brevemente e se vai... A paixão continua a procura de pés em cada praia, indo e voltando eternamente.
O amor segue soberbo, uma esfinge que guarda um segredo, "decifra-me ou devoro-te", um enigma que temos que desvendar para valer nossa existência, um trabalho para uma vida ...ou várias.
A paixão pensa que prende, o amor liberta.
A paixão tem a duração de uma tarde de ondas.
O amor tem a eternidade assegurada numa simples molécula de H2O.
A paixão se dissolve em praias desertas, perdendo-se por completo e não deixando lembranças, no máximo fugazes espumas rapidamente evaporadas pelo sol.
O amor é o oceano silencioso na superfície e revolto nas profundezas, uma mística e irresistível combinação, um ímã que atrai irreversivelmente."
  


Sentimento excessivo; amor ardente; afecto violento; entusiasmo; cólera; grande mágoa; vício dominador; alucinação.

(...)
A areia daquela praia guarda a marca das nossas pegadas lentas. Lentas porque não nos queremos separar. Lentas porque tememos o caminho que desconhecemos. Mas, no fundo, ambos sabemos que a história que estas cartas contam poderemos nós, os co-autores, reescrevê-la um dia" olhos nos olhos, mão na mão"

E depois?
apenas nos resta guardar esta paixão e aguardar o desconhecido.
  

Paixão tem origem do latim passion que quer dizer sacrificio.

paixão de cristo ou seja sacrificio ou martirio de cristo
  


Sentimento envolvente e quente que todos sentimos um dia. A única coisa que é capaz de tirar o ser humano literalmente da sua rotina patética e de seu tédio costumeiro, ou seja, é muito louco viver uma grande paixão!

Ele tem uma grande paixão.
  

Uma fé pro os outros ou até amor pro outro

Eu tenho uma paixão muito grande por deus
  


Antes dos anos de 1700, paixão não era usado para representar amor. Representava todos os sentimentos dos homens: Amor, ódio, ternura, Sensíbilidade, etc. Todos esses elementos constituíam a paixão.

Paixão era o conjunto de todos os sentimentos dos homes
  

1. Sentimento obcessivo, dominador e passageiro, seja por uma pessoa, objeto, tema ou prática. As pessoas apaixonadas sacrificam tudo e não medem esforços para satisfazer e alimentar esse sentimento. Portanto, paixão é um sentimento com fim em si mesmo, usurpador - à medida que toma a atenção de todas as outras coisas para si - e extremamente egoísta.

Muitos tem paixão como sinônimo de sofrimento - "paixão de Cristo" como referência ao seu sofrimento - entretanto, Jesus encarnou e morreu não por ter sido tomado por um sentimento explosivo, que o dominou momentaneamente e o fez vir a terra para satisfazer seu próprio egoísmo. Jesus amou, não se apaixonou. Já em Romeu e Julieta, de Shakespeare, paixão é o que melhor descreve toda as tragédia do romance, já que as personagens chegam às últimas consequências para aplacar a paixão. Observe: Cristo morreu para salvar o homem; Romeu e Julieta morreram para salvar a si mesmos da dor de viver sem o objeto da sua paixão.

Assim, faça morrer tudo que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria. Livro de colossences cap3 vers5
  

Sentimento de amor. Gostar muito de alguém.

A minha paixão por você é indescritível.
  

Outras informações sobre Paixão:

Palavras com 6 Letras
A Palavra Paixão possui 6 Letras
A Palavra Paixão possui 4 vogais - ai ao
A Palavra Paixão possui 2 consoantes - p x
A Palavra Paixão ao contrário: Oãxiap
Busca reversa Onomasiológica por Paixão

1 página - 8 Definições



Dicionário inFormal - Dicionário online de Português