Letra P
38204 Palavras

Panteísmo

3 Definições encontradas.
 

Classificação morfossintática:

Substantivo, masculino singular

Flexões da palavra Panteísmo

Significados de Panteísmo :

Clique aqui se você CONCORDA com essa definição!  7 sobe, 1 desce Clique aqui se você NÃO CONCORDA com essa definição!

1. Panteísmo

Por (SP) em 02-11-2009

S.m. Crença de que Deus e todo o universo são uma única e mesma coisa e que Deus não existe como um espírito separado. O panteísmo ensina que Deus é todo o universo, a mente humana, as estações e todas as coisas e idéias que existem. A palavra panteísmo vem de dois termos gregos que significam tudo e deus.

Doutrina que concebe Deus como a única realidade verdadeira e o mundo como uma realidade subordinada, emanação ou "processo de Deus", segundo Spinoza.



Clique aqui se você CONCORDA com essa definição!  2 sobe, 0 desce Clique aqui se você NÃO CONCORDA com essa definição!

2. Panteísmo

Por (SP) em 05-07-2009

Sistema filosófico que identifica a divindade com o mundo e segundo o qual Deus é o conjunto de tudo quanto existe.

O conhecimento que traz a salvação é o de que a alma humana (atmã) e o mundo espiritual (Brahman) são uma cisa só.O atmã é uma parte integrante não só dos seres humanos, mas também se encontra nas plantas e nos animais. Isso é conhecido como panteísmo.


Clique aqui se você CONCORDA com essa definição!  6 sobe, 9 desce Clique aqui se você NÃO CONCORDA com essa definição!

3. Panteísmo

Por (PE) em 21-02-2010

Teoria espiritual que identifica (vê) Deus com (resp. em) todas as coisas do universo

Panteísmo é uma crença que identifica o universo (em grego: pan,tudo) com Deus (em grego: theos).
A reflexão deve partir de um conhecimento da realidade divina e depois especular sobre a relação entre o divino e o não-divino. A este ponto de vista chama-se panteísmo acósmico. Inversamente, quando a reflexão começa de uma percepção de toda realidade finita, das entidades passíveis de mudança e é dado o nome Deus a sua totalidade, denomina-se panteísmo cósmico.
Etimologicamente falando, o termo panteísmo deriva das palavras gregas pan ("tudo") e teísmo ("crença em deus"), sustentando a idéia da crença em um Deus que está em tudo, ou a de muitos deuses representados pelos múltiplos elementos divinizados da natureza e do universo.
Em diversas culturas panteístas, frequentemente a idéia de um Deus que vive em tudo complementa e coexiste pacificamente com o conceito de múltiplos deuses associados com os diversos elementos da natureza, sendo ambos aspectos do panteísmo.
A principal convicção é que Deus, ou força divina, está presente no mundo e permeia tudo o que nele existe. O divino também pode ser experimentado como algo impessoal, como a alma do mundo, ou um sistema do mundo. O panteísmo costuma ser associado ao misticismo, no qual o objetivo do mortal é alcançar a união com o divino.
Ver http://pt.wikipedia.org/wiki/Panteismo

Outras Informações:

Palavras com 9 letras

A palavra possui 4 vogais - a ei o
A palavra possui 5 consoantes - p nt sm
1 página - 3 Definições

Publicidade
Dicionário inFormal® possui definições de gírias e palavras de baixo-calão. Seu conteúdo não é adequado para todas as audiências.
Panteísmo - Significado, Definição, Sinônimos, Antônimos, Palavras Relacionadas, Exemplos
termos de serviço. Mapa de definições

© 2006-2014 Dicionário inFormal®