Letra P
37065 Palavras

Papai noel

4 Definições encontradas.
 

Significados de Papai noel :

Clique aqui se você CONCORDA com essa definição!  82 sobe, 70 desce Clique aqui se você NÃO CONCORDA com essa definição!

1. Papai noel

Por (RJ) em 11-12-2007

Figura Mitológica que aparece somente na época do Natal para presentear as criancinhas bem comportadas.
É caracterizado por um velhinho de longas barbas brancas, roupa vermelha e que distribui seus presentes por meio de um trenó puxado por Renas.

Sabe porquê o Papai Noel Não tem filhos, Maricotinha?
Sei, Não, Joãozinho.
É porquê o saco dele é de Brinquedo!



Clique aqui se você CONCORDA com essa definição!  1 sobe, 0 desce Clique aqui se você NÃO CONCORDA com essa definição!

2. Papai noel

Por (RJ) em 16-11-2012

É uma figura que nasceu na cidade de Myra, Turquia, no século IV, seu nome era Nicolau.

Papai Noel, costumava ajudar os necessitados, saia com um saco nas costas.


Clique aqui se você CONCORDA com essa definição!  26 sobe, 30 desce Clique aqui se você NÃO CONCORDA com essa definição!

3. Papai noel

Por (RS) em 27-12-2009

Figurada criada a partir do Papa Nicolau que presenteava as pessoas pobres. Absolutamente não é um mito que tem outra origem.
Muito divulgaga porque incrementa o cmércio na época do Natal.
Perdeu sua conotação de fraternidade.
Uma maldade para crianças pobres que não ganham presentes.

O Papai Noel é um velhinho que não nasceu no Brasil que aqui não suporta o calor de sua roupa e que os gremistas gaúchos vestem de azul.
Não dá presentes, quem os dá são as pessoas que amamos e nos amam.

Clique aqui se você CONCORDA com essa definição!  25 sobe, 36 desce Clique aqui se você NÃO CONCORDA com essa definição!

4. Papai noel

Por (Portugal) em 28-12-2009

Personagem lendária, com longas barbas brancas, vestes e capuz vermelhos que representa uma crença ou mentira folclorica de origem recente; Designação da representação alegorica de uma Lenda que se diz ter sido inspirada em Nicolau Taumaturgo, que no século IV foi arcebispo de Mira, na Turquia.

A expressão "Papai Noel", em português brasileiro é equivalente a "Pai Natal" em potuguês europeu. Efectivamente, "Papai" é equivalente a "papá" no diminuitivo do vocábulo "Pai" e "Noel" é o vocábulo francês que, traduzido para português signifiva "Natal"
A figura de "Papai Noel" ou "Pai Natal" é, quase sempre: a 1ª mentira que se ensina âs criancinhas; é o exemplo que lhes serve de aprendizagem sobre o modo como foram, deliberadamente, enganadas pelos mais velhos, acção que muito poucas vezes lhes serve de ensinamento para se salvaguardarem de outras superstições ou infundadas crenças que posteriormente a sociedade lhes ensina...
No Ocidente a lenda do "Papai Noel", ou "Pai Natal" parece ter-se baseado em contos hagiográficos sobre a figura histórica de Nicolau Taumaturgo (São Nicolau), razão que justifiva o facto de, ao contrário de Portugal, onde a entrega de presentes às crianças bem-comportadas ocorra na noite da Véspera de Natal, o dia 24 de dezembro, ou, como em Espanha, a 6 de janeiro, dia de Reis existirem outras regiões onde o acto ocorre no dia 6 de dezembro, dia de São Nicolau. No Oriente, figura no folclore grego e bizantino uma história quase idêntica que é atribuída a Basílio de Cesareia (São Basílio) sendo o Dia de São Basílio, 1º de janeiro o dia onde ocorre a troca de presentes na Grécia.
A actual força da lenda do "Papai Noel / Pai Natal" nasceu em 1822 através de Clemente Clark Moore, professor de literatura grega em Nova Iorque, num poema escrito para seus seis filhos. Nesse poema, "Uma visita de São Nicolau", Moore criou "a viagem num trenó puxado por renas". a o facto de ele entrar pela chaminé... e mais tarde, em 1886, numa representação gráfica, publicada na revista Harper?s Weeklys o "cartonista" Thomas Nast "vestiu" o "Papai Noel / Pai Natal" com as cores vermelho e branco.
Mas é em 1931, numa campanha publicitária, que a imagem do "Papai Noel / Pai Natal" se expande mundialmente. Ai a marca "Coca-Cola" aproveita "convenientemente" o trabalho de "Nast", tinham decorrido 45 anos...

A expressão "Papai Noel", em português brasileiro é equivalente a expressão "Pai Natal" em potuguês europeu.

Efectivamente: "Papai" é equivalente a "papá" no diminuitivo do vocábulo "Pai" e "Noel" é o vocábulo francês que signifiva "Natal" quando traduzido para português.
A figura de "Papai Noel" ou "Pai Natal" representa: quase sempre a 1ª mentira que se ensina âs criancinhas; é o exemplo que serve para as crianças fazerem a aprendizagem sobre o modo como foram, deliberadamente, enganadas pelos mais velhos, acção que muito poucas vezes lhes serve de ensinamento futuro para se salvaguardarem de outras superstições ou infundadas crenças que a sociedade posteriormente lhes procura ensinar...

No Ocidente, a lenda do "Papai Noel" / "Pai Natal" parece ter-se baseado em contos hagiográficos sobre Nicolau Taumaturgo (São Nicolau), razão que pode justificar o facto de, ao contrário de Portugal, onde a entrega dos presentes às crianças bem-comportadas ocorre na noite da véspera de Natal, o dia 24 de dezembro, ou, como em Espanha, a 6 de janeiro, dia de Reis, existirem outras regiões e países onde o acto ocorre no dia 6 de dezembro, dia de São Nicolau.

Já no Oriente, integra o folclore grego e bizantino uma outra história, quase idêntica, que é atribuída a Basílio de Cesareia (São Basílio) sendo comemorado o dia 1º de janeiro o dia de São Basílio, onde então ocorre a troca de presentes na Grécia.

A actual força da lenda do "Papai Noel / Pai Natal" parece ter o seu nascimento em 1822 e através de Clemente Clark Moore, professor de literatura grega em Nova Iorque, num poema escrito para seus seis filhos.
Nesse poema, "Uma visita de São Nicolau", Moore criou:
"...uma viagem num trenó puxado por renas;. a o facto de ele entrar pela chaminé... ".
Mais tarde, em 1886, numa representação gráfica, publicada na revista Harper?s Weeklys o "cartonista" Thomas Nast "vestiu a personagem dita "Papai Noel / Pai Natal" com as cores vermelho e branco.
Mas é em 1931, numa "celebre" campanha publicitária, que a imagem do "Papai Noel / Pai Natal" mundialmente se expande. Aqui a marca "Coca-Cola" aproveita para si... e muito "convenientemente" o trabalho de "Nast". Tinham então já decorrido 45 anos...

"Papai Noel" / "Pai Natal" representa a conjugação do neo-mercantilismo com habitos de desmedido consumismo

Outras Informações:

Palavras com 10 letras

A palavra possui 5 vogais - a ai oe
A palavra possui 5 consoantes - p p n l
1 página - 4 Definições

Publicidade
Dicionário inFormal® possui definições de gírias e palavras de baixo-calão. Seu conteúdo não é adequado para todas as audiências.
Papai noel - Significado, Definição, Sinônimos, Antônimos, Palavras Relacionadas, Exemplos
termos de serviço. Mapa de definições

© 2006-2014 Dicionário inFormal®