Letra P
37681 Palavras

Parassíntese

1 Definição encontrada.
 

Classificação morfossintática:

Substantivo, feminino singular

Flexões da palavra Parassíntese

Significados de Parassíntese :

Clique aqui se você CONCORDA com essa definição!  19 sobe, 31 desce Clique aqui se você NÃO CONCORDA com essa definição!

1. Parassíntese

Por (RJ) em 08-07-2007

Construção morfológica fomada por prefixação e sufixação.

Considerando como exemplo a palavra INFELICIDADE. Essa palavra tem uma estrutura mais do que evidente [IN FELIZ IDADE]; deve-se reconstituir a ordem em que esses elementos formadores se agregaram ao radical para produzir este substantivo. Bem, ninguém pode negar que ele é formado por derivação, ou seja, para que ele nascesse, a um vocábulo já existente foi acrescentado um afixo (prefixo ou sufixo). O que é quase impossível é determinar a ordem dessa formação: de "feliz" formou-se "felicidade", e dele formou-se "infelicidade" (o que seria uma derivação prefixal)? Ou de "feliz" formou-se "infeliz", e dele formou-se "infelicidade" (o que seria uma derivação sufixal)? Ou temos aqui um pequeno estoque de morfemas combináveis, a que recorremos cada vez que precisamos de um derivado de feliz, sem que haja, portanto, um vocábulo que tenha surgido "antes" do outro? Já deves ter percebido que eu me inclino para esta última hipótese; as palavras de uma mesma família não têm aquela ordenação temporal da descendência de Abraão, onde se sabe perfeitamente quem gerou a quem.

De qualquer forma, o certo é que esse NÃO é um exemplo de derivação parassintética. Said Ali, em sua valiosíssima Gramática Histórica, observa que a parassíntese é um curioso processo morfológico que nosso idoma usa para produzir VERBOS a partir de substantivos ou de adjetivos; ocorre quando os dois afixos presentes no vocábulo (um prefixo e um sufixo) são acrescentados simultaneamente ao radical: a noit ecer, a motin ar, en raiv ecer (de substantivos); en gord ar, a podr ecer, en dur ecer (de adjetivos). Apesar de muitos pensarem que palavras como infelicidade, infelizmente, desregulado, etc. são exemplos de parassíntese, elas não são.


Outras Informações:

Palavras com 12 letras

A palavra possui 5 vogais - a a i e e
A palavra possui 7 consoantes - p r ss nt s
1 página - 1 Definição

Publicidade
Dicionário inFormal® possui definições de gírias e palavras de baixo-calão. Seu conteúdo não é adequado para todas as audiências.
Parassíntese - Significado, Definição, Sinônimos, Antônimos, Palavras Relacionadas, Exemplos
termos de serviço. Mapa de definições

© 2006-2014 Dicionário inFormal®