Letra P
37868 Palavras

Paratireóide

1 Definição encontrada.
 

Classificação morfossintática:

Substantivo, masculino singular
Substantivo, feminino singular
Adjetivo, masculino singular
Adjetivo, feminino singular

Flexões da palavra Paratireóide

Significados de Paratireóide :

Clique aqui se você CONCORDA com essa definição!  2 sobe, 0 desce Clique aqui se você NÃO CONCORDA com essa definição!

1. Paratireóide

Por (SP) em 15-05-2009

As glândulas paratiróides ou glândulas paratireóides são dois pares de glândulas endócrinas que se situam atrás ou embebidas na glândula tiróide. Elas produzem paratormona/paratormônio (PTH), a hormona principal da regulação da concentração de cálcio no sangue. Em casos raros as glândulas paratireóides estão localizados dentro da glândula tireóide. Mais freqüentemente existem quatro glândulas paratireóides, mas algumas pessoas tem seis ou até mesmo oito.

Como se adquire?

Nas suas formas familiares podem estar associados a mutações cromossômicas, apresentando portanto causas genéticas.

O que se sente?

Os sinais e sintomas estão associados à presença de hipercalcemia e suas complicações, ou a alterações ósseas decorrentes do aumento de atividade das paratireódes.

Como o médico faz o diagnóstico?

Através da investigação das causas da hipercalcemia, incluindo dosagens de cálcio no sangue e urina, dosagens do hormônio da paratireóide (PTH) e exames de imagem (ultrasonografia, tomografia e ressonância magnética).

Como se trata?

Após a correção da hipercalcemia, se esta for severa (maior que 13 mg/dl), o paciente dever ser submetido à retirada dos tumores, sejam benignos ou malignos, através de uma cirurgia exploradora da região cervical (cervicotomografia exploradora).

Como se previne?

Nos casos familiares, a doença pode ser diagnosticada precocemente através de dosagens de cálcio no sangue a partir da puberdade. Se este se apresentar elevado, deve ser realizada a dosagem do PTH. Se disponível, pode ser realizada também a detecção do defeito molecular, através de técnicas de biologia molecular.

Tumores benignos (comuns) ou malignos (extremamente raros) associados ao aumento de funcionamento das glândulas paratireóides.




Outras Informações:

Palavras com 12 letras

A palavra possui 7 vogais - a a i eoi e
A palavra possui 5 consoantes - p r t r d
1 página - 1 Definição

Publicidade
Dicionário inFormal® possui definições de gírias e palavras de baixo-calão. Seu conteúdo não é adequado para todas as audiências.
Paratireóide - Significado, Definição, Sinônimos, Antônimos, Palavras Relacionadas, Exemplos
termos de serviço. Mapa de definições

© 2006-2014 Dicionário inFormal®