Classificação morfossintática

Pecúlio é um Substantivo, masculino singular ;



É um dinheiro que um trabalhador deixa por escrito em vida para um ou mais beneficiário(s).O valor do benefício correspondente a quatro vezes ao último salário do falecido.Havendo mais de um beneficiário,o pagamento é dividido conforme a vontade do beneficiador.
Semelhante ao testamento,ao auxílio funeral,a pensão,o pecúlio é um pagamento POST-MORTEM,isto é,o beneficiário só recebe o benefício depois do falecimento do beneficiador. Durante sua vida,o beneficiador contribui com a previdência e depois de sua morte o estado paga ao beneficiário(s).No Brasil este tipo de pagamento só era válido até 1998,pois neste ano,houve uma emenda constitucional que anulou este direito.
A palavra pecúlio vem do latim 'PECUS' que quer dizer gado.Na Antiga Roma se avaliava os bens de um cidadão pela quantidade de gado que o mesmo possuia.

PAGAMENTO POST-MORTEM
  

Dinheiro acumulado por trabalho ou economia

Vou ao banco retirar o meu pecúlio.
  


1.Soma de dinheiro que alguém adquiriu ou acumulou pelo seu trabalho e economia; 2.Qualquer reserva de dinheiro; 3.Bens.

As atividades desempenhadas pelos cativos proporcionavam acúmulo de um pecúlio no qual era utilizado para tentar obter sua alforria.
  

Outras informações sobre Pecúlio:

Palavras com 7 Letras
A Palavra Pecúlio possui 7 Letras
A Palavra Pecúlio possui 4 vogais - e u io
A Palavra Pecúlio possui 3 consoantes - p c l
A Palavra Pecúlio ao contrário: Oilúcep
Busca reversa Onomasiológica por Pecúlio

1 página - 4 Definições



Dicionário inFormal - Dicionário online de Português