Letra P
37826 Palavras

Perjúrio

4 Definições encontradas.
 

Classificação morfossintática:

Substantivo, masculino singular

Flexões da palavra Perjúrio

Significados de Perjúrio :

Clique aqui se você CONCORDA com essa definição!  9 sobe, 1 desce Clique aqui se você NÃO CONCORDA com essa definição!

1. Perjúrio

Por (PR) em 15-02-2013

S.m. Ação ou efeito de perjurar.
Juramento falso ou violação de juramento.
Jurídico. Delito em que alguém presta um falso testemunho ou faz uma falsa acusação.
Jurídico. Testemunho feito na justiça para prejudicar alguém através de mentiras ou testemunhando falsamente.
(Etm. do latim: perjurium.ii)

Fazer afirmação de algo falso ou mentir perante autoridade jurídica, eclesiástica ou qualquer outra que detém poder.



Clique aqui se você CONCORDA com essa definição!  14 sobe, 11 desce Clique aqui se você NÃO CONCORDA com essa definição!

2. Perjúrio

Por (SP) em 14-02-2011

O mesmo que falso testemunho. A testemunha é compromissada a dizer a verdade perante o Juiz. Tem o dever de dizer a verdade. Se mentir, comete o crime de falso testemunho. Já a testemunha que não presta esse compromisso de dizer a verdade (porque a lei a impede que seja arrolada como testemunha das partes), podem ser ouvidas como testemunha do Juízo (e não das partes), Nesse caso, não presta compromisso de dizer a verdade e, por isso, não cometem crime de falso testemunho. Perjurar é não cumprir qualquer juramento..

Exemplo: A mãe do réu ouvida como testemunha do juizo. Se mentir, esse perjúrio não é crime. Perjúrio não é crime no Brasil, mas nos EUA, sim.


Clique aqui se você CONCORDA com essa definição!  22 sobe, 22 desce Clique aqui se você NÃO CONCORDA com essa definição!

3. Perjúrio

Por (SP) em 26-07-2008

Falso juramento.

Fulano foi acusado de perjúrio

Clique aqui se você CONCORDA com essa definição!  14 sobe, 28 desce Clique aqui se você NÃO CONCORDA com essa definição!

4. Perjúrio

Por (SP) em 31-10-2008

Todo político eleito, para ser diplomado, tem que jurar cumprir e fazer cumprir à lei. Quando descumprem uma lei perjuram, sendo que se justificam com "a imunidade parlamentar" e a "inviolabilidade do seu voto".
Lêdo engano, de todos, todos, pois quando se trate, p.ex., de nomear Comissão processante ante denúncia conhecida de crime praticado pelo/a Chefe do Executivo respectivo, têm que nomear. Contudo, para proteger o "padrinho" podem desaprovar o Relatório da Comissão investigadora pela imunidade parlamentar e inviolabilidade do seu voto.
No estado de proclamado eleito está individualmente afastado da futura posição de diplomado.
Quando faz o juramento, no exato momento, dá o testemunho de que o diplomado cumprirá à lei, daí ser falso juramento se o diplomado desobedecer lei.

Um prefeito apresenta projeto de lei para vender sem concorrência, à Petróleo Brasileiro S.A.., e todos os vereadores dão-lhe aprovação para sanção pelo prefeito.
A lei de licitação 8666 determina que imóvel dado em pagamento de dívidas ao município não pode ser vendido sem licitação. Receberam várias denúncias ante o crime de lesa-patrimônio, e mesmo assim perjuraram fazendo a venda (anulável).

Outras Informações:

Palavras com 8 letras

A palavra possui 4 vogais - e u io
A palavra possui 4 consoantes - p rj r
1 página - 4 Definições

Publicidade
Dicionário inFormal® possui definições de gírias e palavras de baixo-calão. Seu conteúdo não é adequado para todas as audiências.
Perjúrio - Significado, Definição, Sinônimos, Antônimos, Palavras Relacionadas, Exemplos
termos de serviço. Mapa de definições

© 2006-2014 Dicionário inFormal®