Letra P
37100 Palavras

Pitonisa

2 Definições encontradas.
 

Classificação morfossintática:

Substantivo, feminino singular

Flexões da palavra Pitonisa

Significados de Pitonisa :

Clique aqui se você CONCORDA com essa definição!  95 sobe, 38 desce Clique aqui se você NÃO CONCORDA com essa definição!

1. Pitonisa

Por (SC) em 21-12-2007

Os gregos davam o nome de Pitonisas a todas as mulheres que tinham a profissão de adivinhas, porque o deus da adivinhação, Apolo, era cognominado de Pítio, quer por haver matado a serpente-dragão Píton, quer por ter estabelecido o seu oráculo em Delfos, cidade primitivamente chamada Pito.
A Pitonisa era a sacerdotisa do oráculo de Delfos. Sentada sobre o trípode ou cadeira alta com três pés, acima do abismo hiante de onde brotavam as exalações proféticas; ela divulgava seus oráculos uma vez por ano, no começo da primavera. Mas antes de se sentar na trípode, a Pitonisa se banhava na fonte de Castália, jejuava três dias, mascava folha de loureiro, e com religioso recolhimento, cumpria várias cerimônias. Terminados esses preâmbulos, Apolo prevenia a sua chegada ao Templo que tremia até os alicerces. Então a Pítia era pelos sacerdotes conduzida à trípode. Era sempre em transportes frenéticos que ela desempenhava sua função: dava gritos, uivos e parecia possuída pelo deus. Assim que desvendava o oráculo caía em uma espécie de transe, que algumas vezes durava muitos dias. A princípio existiu uma única Pitonisa, mas com o tempo, o grande número de consultas que eram regularmente feitas, exigiu que se criassem ou que se recrutassem novas Pitonisas. Para atingir a grande honra de ser sacerdotisa, isto é, Pitonisa, era necessário satisfazer algumas condições consideradas essenciais, como ser pura, haver recebido uma educação simples e jamais haver conhecido o luxo, vestindo-se com recato. De preferência as Pitonisas eram recrutadas entre as famílias pobres, porque, acreditavam os gregos que a riqueza era incompatível com a elevada missão da Pitonisa.

No caso, estamos diante não de uma decisão judicial, mas de manifestação de uma pitonisa".



Clique aqui se você CONCORDA com essa definição!  11 sobe, 1 desce Clique aqui se você NÃO CONCORDA com essa definição!

2. Pitonisa

Por (RJ) em 02-10-2012

Falso profeta; Fofoqueiro; Aquele que cria factódes ou que dá palpites.

Aquela reportagem foi totalmente avessa às reais teorias de Einstein portanto o reporter que a escreveu é um pitonisa.
O comentarista pitononisa errou todos os seus prognósticos. Errou todos os placares que havia previsto.


Outras Informações:

Palavras com 8 letras

A palavra possui 4 vogais - i o i a
A palavra possui 4 consoantes - p t n s
1 página - 2 Definições

Publicidade
Dicionário inFormal® possui definições de gírias e palavras de baixo-calão. Seu conteúdo não é adequado para todas as audiências.
Pitonisa - Significado, Definição, Sinônimos, Antônimos, Palavras Relacionadas, Exemplos
termos de serviço. Mapa de definições

© 2006-2014 Dicionário inFormal®