Classificação morfossintática

Precatória é um Substantivo, feminino singular de precatório;
Precatória é um Adjetivo, feminino singular de precatório;

Carta precatória é um instrumento utilizado pela Justiça quando existem indivíduos em comarcas diferentes. É um pedido que um juiz envia a outro de outra comarca.
Assim, um juiz (dito deprecante), envia carta precatória para o juiz de outra comarca (dito deprecado), para citar/intimar o réu ou intimar testemunha a comparecer aos autos. É uma competência funcional horizontal, não havendo hierarquia entre deprecante e deprecado.

O Juiz de São Paulo/SP determinou a oitiva da testemunha por carta precatóira, junto ao juízo de Curitiba/PR.
  


É um ofício oriundo de tribunal judiciário, ordenando que a Fazenda Federal, Estadual ou Municipal, pague, por meio dos recursos orçamentários, dívida, objeto de decisão irrecorrível, e pela qual está sendo executado pelo credor.
O pagamento dos precatórios é regido pelo art. 100 da CF e devem ser pagos na estrita ordem cronológica de apresentação e à conta dos créditos respectivos.
Os precatórios apresentados até 01 de julho de cada ano, devem ser pagos até o final do exercício seguinte.

Quando uma pessoa aciona o Estado, em qualquer de suas esferas, o processo vai transitar na Justiça. Quando chegar à última instância, sem possibilidade de qualquer recurso e o autor ganhar a questão, o Juiz competente expedirá precatório, determinando o pagamento da dívida pelo Estado.
Por sua vez, os precatórios apresentados até 01 de julho de cada ano, serão necessariamente pagos até o final do exercício do ano seguinte, tendo seus valores atualizados monetariamente. Para tal, a administração pública deve prever recursos no seu orçamento anual.
  


Títulos que o governo "deu" para a minha avó (que morreu 8 anos depois) sem receber. Vou pagar as minhas dívidas com precatórios também.

Minha avó tem R$ 35.000,00 para receber de precatórios.
  

Precatórios são formalizações de requisições de pagamento de determinada quantia, superior a 60 salários mínimos por beneficiário, devida pela Fazenda Pública, em face de uma condenação judicial.

Na Justiça do Trabalho, os precatórios são expedidos pela Vara do Trabalho, após o trânsito em julgado das ações contra os entes de direito público, sendo remetidos ao Tribunal, de onde são geridos pelo Presidente do TRT.
  


1. Aquilo que solicita algo.

Precatórios são formalizações de requisições de pagamento de determinada quantia, superior a 60 salários mínimos por beneficiário, devida pela Fazenda Pública, em face de uma condenação judicial.
  

1. Seria uma petição para ressarcir danos causados a terceiros.
2. É um rito usado nos tramites judiciais.

Quando o juiz dá ganho de causa a um cidadão, é estipulado um valor e esse valor é lavrado em um documento descrito como precatório. De onde o cidadão pode acompanhar todo o tramite de sua ação. Se liberado ou não.
  

Flexão de precatório.
Que ou aquilo que solicita algo.

As documentações eram todas precatórias.
  

Precatórios são requisições de pagamento expedidas pelo Judiciário para cobrar de municípios, Estados ou da União.

Segundo o último levantamento feito pelo CNJ, os três entes públicos acumulavam em junho de 2014 uma dívida de R$ 97,3 bilhões em precatórios emitidos pelas Justiças estadual, federal e trabalhista.
  

Outras informações sobre Precatória:

Palavras com 10 Letras
A Palavra Precatória possui 10 Letras
A Palavra Precatória possui 5 vogais - e a o ia
A Palavra Precatória possui 5 consoantes - pr c t r
A Palavra Precatória ao contrário: Airótacerp
Busca reversa Onomasiológica por Precatória

1 página - 8 Definições



Dicionário inFormal - Dicionário online de Português