Classificação morfossintática

Preempção é um Substantivo, feminino singular ;

É o direito de preferência que tem o vendedor de um bem, no caso do comprador querer vendê-lo após a sua aquisição. Também denominado direito de prelação, pode ser convencional, quando acordado contratualmente entre as partes, ou legal, como a preferência de condômino na aquisição de coisa indivisa ou do inquilino na compra de imóvel locado quando posto à venda.

Exerceu a preempção quando soube que sua antiga casa estava à venda.
  


É o direito de preferência.

Na venda de um apartamento em condomínio, os vizinhos tem o direito, que deve ser respeitado pelo vendedor sob pena de anulação do registro, o direito de preepção ou prelação ou ainda preferência na compra, logo se nenhum vizinho quiser comprar o imóvel, poderá o dono vender a qualquer um.
  

É uma espécie de preferência no contrato de compra e venda. Trata-se de uma das cláusulas especiais em que o comprador tem a obrigação de oferecer ao vendedor a coisa que aquele vai vender, ou dar em pagamento, para que este use de seu direito de prelação na compra, tanto por tanto. O vendedor pode também exercer o seu direito de prelação, intimando-o ao comprador, quando lhe constar que este vai vender a coisa. Veja Arts. 1.149 e seguintes do Código Civil e Estatuto da Cidade - Lei n° 10.257/2001.
Também defesa química de alguns corais, para excuir competidores.

Exclusão, competição etc
  


Outras informações sobre Preempção:

Palavras com 9 Letras
A Palavra Preempção possui 9 Letras
A Palavra Preempção possui 4 vogais - ee ao
A Palavra Preempção possui 5 consoantes - pr mpc
A Palavra Preempção ao contrário: Oãçpmeerp

1 página - 3 Definições