Classificação morfossintática

Prodigalidade é um Substantivo, feminino singular ;

A palavra prodigalidade tem sua origem latina no vocábulo prodigere, o qual significa dissipar, malbaratar, desperdiçar. Nesse sentido, pródigo é considerado a pessoa que dissipa de maneira desordenada, através de gastos excessivos e sem fins úteis, seu patrimônio e suas rendas.

No entanto, o enquadramento de uma pessoa nessa categoria constitui uma tarefa bastante árdua e obscura, devido principalmente à omissão do Código Civil em fornecer critérios para a interdição. Além do mais, o instituto da prodigalidade tem uma origem muito antiga, oriunda da Lei das XII Tábuas do Direito Romano, e, no decorrer da História, foi sendo constantemente recepcionado pelas legislações de diversos países, o que resultou numa pluralidade de definições.

Afinal, pode o juiz interditar como pródigo um indivíduo que não apresenta nenhum tipo de anomalia mental? É possível estabelecer um critério seguro para determinar o que são gastos excessivos e sem fins úteis?

Dessa forma, através da metodologia dedutiva-dialética, a pesquisa realizada tem por finalidade analisar detalhadamente os critérios que a doutrina e a jurisprudência utilizam para definir a prodigalidade, na tentativa de atenuar o caráter discricionário presente nesse tipo de interdição.

Pessoa que gasta dinheiro demais
  


Outras informações sobre Prodigalidade:

Palavras com 13 Letras
A Palavra Prodigalidade possui 13 Letras
A Palavra Prodigalidade possui 6 vogais - o i a i a e
A Palavra Prodigalidade possui 7 consoantes - pr d g l d d
A Palavra Prodigalidade ao contrário: Edadilagidorp

1 página - 1 Definição