Classificação morfossintática

Prolixidade é um Substantivo, feminino singular ;

Característica de quem é demasiadamente longo e demorado para explicar algo. Opõe-se ao simplista, que vai direto ao ponto para responder a uma questão.

Você pergunta a uma pessoa de onde veio aquele relógio sobre a mesa. Ela não te responde que o relógio é da Alemanha. Ela conta uma longa história sobre a origem desses modelos de relógios no império austro-húngaro, etc, etc, até revelar, no final, que o relógio é alemão.
  


É a super-exposição inútil de palavras ou argumentos complicados e à sua superabundância. É o excesso de palavras principalmente da norma culta, desconhecida de grande parte da população, e não utilizadas no dia-a-dia, ou seja, na linguagem coloquial para exprimir poucas idéias. Ao texto prolixo falta objetividade, o qual quase sempre compromete a clareza e cansa o leitor.

"Eis aqui um forum dedicado para nada mais nada menos, aos que vislumbram a possibilidade inerente ao ser humano, com a oportunidade de assim sendo, onde se encontra a famosa e inexorável arte que de uma maneira ou de outra pelo cativante fluxo de palavras à esmo."
  

Discurso repleto de detalhes irrelevantes.

Quanta prolixadade nesse texto!
  


É o excesso de palavras principalmente da norma culta, desconhecida de grande parte da população e não utilizadas no dia-a-dia para exprimir poucas ideias e também é característica de quem é bastante longo e demorado para explicar algo.
Resumindo é a falta de objetividade em uma mensagem por parte do emissor.

Dos cariocas.
O bobalhão Arnaldo Jabor é um deles.
  

Figura ou vício de liguagem caracterizada pela falta de objetividade.

"No que compete a esta que, em sua origem, é uma das figuras de linguagem, ou quiçá, um vício da mesma, que mais faze-nos pensar acerca do quanto nossa condição de humanos pode ser complexa, nada tenho a declarar."
Ao invés de:
"Sobre esta figura de linguagem não sei nada, além de que é muito louca."
  


Jeito muito louco de dizer as coisas mais simples de forma que ninguém te entenda. Muito usado por políticos.

Nada na vida de um ser maquiavélico é de fato intrínseco e causal. Quero dizer, toda pessoal maldosa não tem fundamentos. Essa frase apresenta prolixidade.
  

Característica de uma pessoa prolixa.

Tendências à prolixidade
  

Outras informações sobre Prolixidade:

Palavras com 11 Letras
A Palavra Prolixidade possui 11 Letras
A Palavra Prolixidade possui 5 vogais - o i i a e
A Palavra Prolixidade possui 6 consoantes - pr l x d d
A Palavra Prolixidade ao contrário: Edadixilorp
Busca reversa Onomasiológica por Prolixidade

1 página - 7 Definições



Dicionário inFormal - Dicionário online de Português