Classificação morfossintática

Protoplasma é um Substantivo, masculino singular ;

Protoplasma é a parte viva da célula. É um sistema físico-químico de natureza coloidal e pode passar facilmente do estado sólido ao líquido. Os principais constituintes químicos do protoplasma são as proteínas (ácidos aminados, polipeptídeos etc.), os carboidratos, os lipídios, as substâncias minerais e a água. O protoplasma é uma substância viva que tem a propriedade da assimilação e sofre suas consequências (crescimento, divisão etc.). O protoplasma reage aos excitantes mecânicos, físicos e químicos; pode emitir pseudópodes e sofre atrações e repulsões.

Os principais constituintes químicos do protoplasma são as proteínas (ácidos aminados, polipeptídeos etc.).
  


Dá-se o nome de protoplasma ao conjunto de todas estruturas vivas ou atuantes da célula. O protoplasma é formado de substâncias inorgânicas (água e sais minerais) e substâncias orgânicas (glicídios, lipídios, proteínas, ácidos nucléicos e vitaminas).

Todas as estruturas vivas e atuantes da célula, compreendendo a membrana celular, o citoplasma com seus orgânulos e o núcleo com seus componentes.
  

[Biol.] Substância primordial ou matéria prima dos organismos vivos; substância viscosa e organizada que constitui o essencial da célula

O protoplasma é a base de toda a vida.
  


Outras informações sobre Protoplasma:

Palavras com 11 Letras
A Palavra Protoplasma possui 11 Letras
A Palavra Protoplasma possui 4 vogais - o o a a
A Palavra Protoplasma possui 7 consoantes - pr t pl sm
A Palavra Protoplasma ao contrário: Amsalpotorp
Busca reversa Onomasiológica por Protoplasma

1 página - 3 Definições



Dicionário inFormal - Dicionário online de Português