Classificação morfossintática

Provento é um Substantivo, masculino singular ;

Segunda a constituição brasileira provento é a retribuição pecuniária paga ao exercente de cargo público quando passa da atividade para a inatividade, ou seja, quando se aposenta.

Quando um funcionário público se aposenta costuma se dizer juridicamente que ele recebe proventos referentes ao período em ele era servidor público.
  


Lucro,rendimeno

Salvo por imposição legal, ou mandado judical, nenhum desconto incidirá sobre a remuneração ou provento.
  

Aquilo que se aufere como fruto de algum trabalho.

Esse mês minhas horas extras me prouveram 25% a mais em meu salário.
  


Lucro, rendimento

Nos sistemas agroecológicos existem uma grande diversidade de plantas, o que propicia à uma variedade de culturas e consequentemente a diversidade de opções alimentares, além de dar um maior provento se tratando de baixo custo de produção e necessidades tecnológicas.
  


Lucro, rendimento

Roberto teve um provento de R$10.000,00 no ano passado.
  

No texto "Mais uma mamata do governo", publicado pelo wiki repórter arthuriusmaximus, do Rio de Janeiro, a palavra provento foi citada na seguinte frase: Bem como "falta verba" para conceder reajuste substancial às aposentadorias e proventos dos beneficiários do INSS, este mesmo dinheiro escasso parece sobrar e brotar do chão no Congresso Nacional. PROVENTO, segundo o Dicionário Michaelis, quer dizer "ganho, lucro, proveito, rendimento".

Bem como "falta verba" para conceder reajuste substancial às aposentadorias e proventos dos beneficiários do INSS, este mesmo dinheiro escasso parece sobrar e brotar do chão no Congresso Nacional.
  

Outras informações sobre Provento:

Palavras com 8 Letras
A Palavra Provento possui 8 Letras
A Palavra Provento possui 3 vogais - o e o
A Palavra Provento possui 5 consoantes - pr v nt
A Palavra Provento ao contrário: Otnevorp
Busca reversa Onomasiológica por Provento

1 página - 7 Definições



Dicionário inFormal - Dicionário online de Português