Classificação morfossintática

Psicanálise é um Substantivo, feminino singular ;

Psic significa alma + análise é a ciêcia que estuda o inconsciente da pessoa, seus sonhos, para assim poder descubrir a solução de seus conflitos internos e um melhor auto-conhecimento.Freud foi quem criou a psicanálise.

  


Psicanálise é o nome:
de um procedimento para a investigação de processos mentais que, de outra forma, são praticamente, inacessíveis;
de um método baseado nessa investigação para o tratamento de distúrbios neuróticos;
? de uma série de concepções psicológicas adquiridas por esse meio e que se somam umas às outras, para formarem, progressivamente, uma nova disciplina científica.

Uma das mais corriqueiras e das mais precisas definições de psicanálise é: uma ciência que busca tornar consciente o que seja inconsciente. Isto é algo que também pode ser dito de outra forma ainda mais concisa e do mesmo modo precisa: é uma investigação do inconsciente.
  

Psicanálise é a ciência do inconsciente que foi fundada por Sigmund Freud (1856-1939). Um método de investigação que consiste essencialmente em evidenciar o significado inconsciente das palavras, das ações, das produções imaginárias (sonhos, fantasias, delírios) de um sujeito.

Este método baseia-se principalmente nas associações livres do sujeito, que são a garantia da validade da interpretação. A interpretação psicanalítica pode estender-se a produções humanas para as quais não se dispõe de associações livres. A psicanálise é um método psicoterápico baseado nesta investigação e especificado pela interpretação controlada da resistência, da transferência e do desejo. O emprego da psicanálise como sinônimo de tratamento psicanalítico está ligado a este sentido; exemplo: começar uma análise.
  


Psicanálise é um campo clínico e de investigação teórica da psique humana independente da Psicologia, que tem origem na Medicina, desenvolvido por Sigmund Freud, médico que formou-se em 1882, trabalhou no Hospital Geral de Viena e teve contato com o neurologista francês Jean Martin Charcot, que lhe mostrou o uso da hipnose.
Freud, médico neurologista austríaco, propôs este método para a compreensão e análise do homem, compreendido enquanto sujeito do inconsciente, abrangendo três áreas:
um método de investigação da mente e seu funcionamento;
um sistema teórico sobre a vivência e o comportamento humano;
um método de tratamento psicoterapêutico.
Essencialmente é uma teoria da personalidade e um procedimento de psicoterapia; a psicanálise influenciou muitas outras correntes de pensamento e disciplinas das ciências humanas, gerando uma base teórica para uma forma de compreensão da ética, da moralidade e da cultura humana.
Em linguagem comum, o termo "psicanálise" é muitas vezes usado como sinônimo de "psicoterapia" ou mesmo de "psicologia". Em linguagem mais própria, no entanto, psicologia refere-se à ciência que estuda o comportamento e os processos mentais, psicoterapia ao uso clínico do conhecimento obtido por ela, ou seja, ao trabalho terapêutico baseado no corpo teórico da psicologia como um todo, e psicanálise refere-se à forma de psicoterapia baseada nas teorias oriundas do trabalho de Sigmund Freud; psicanálise é, assim, um termo mais específico, sendo uma entre

Na psicanálise, "Existem momentos na vida onde a questão de saber se se pode pensar diferentemente do que se pensa, e perceber diferentemente do que se vê, é indispensável para continuar a olhar ou a refletir." (Michel Foucault)
  

Pseudociência da psicologia que investiga os processos mentais que são quase inacessíveis por qualquer outro modo, segundo Freud.

Muitas pessoas procuram psicanalistas ao invés de cognitivistas.
  


Outras informações sobre Psicanálise:

Palavras com 11 Letras
A Palavra Psicanálise possui 11 Letras
A Palavra Psicanálise possui 5 vogais - i a a i e
A Palavra Psicanálise possui 6 consoantes - ps c n l s
A Palavra Psicanálise ao contrário: Esilánacisp
Busca reversa Onomasiológica por Psicanálise

1 página - 5 Definições



Dicionário inFormal - Dicionário online de Português