Classificação morfossintática

Psicopata é um Substantivo, masculino singular ;
Psicopata é um Substantivo, feminino singular ;
Psicopata é um Adjetivo, masculino singular ;
Psicopata é um Adjetivo, feminino singular ;

Psicopata é o indivíduo inflexível nos seus objetivos, totalmente egoísta e desprovido de qualquer tipo de sentimento, incapaz também de sentir qualquer remorso, mas penalmente imputável, pois tem discernimento para distinguir o certo do errado, não sendo louco, como muita gente pensa.

"Os cinco maiores psicopatas dos tempos modernos, em ordem decrescente das maldades que cometeram ( assassinatos de inocentes aos milhões ) foram Stalin, Mao Tse Tung, Lenin, Pol Pot e Hitler, os quatro primeiros ditadores comunistas e o último ditador fascista".
  


Indivíduo diagnosticado com Transtorno de personalidade anti-social, ou psicopatia.
Indivíduo caraterizado por ausência de empatia, piedade e remorso. É extramente manipulador, sádico, com inteligênica na média ou acima dela.
Apesar de ser portador de um transtorno mental, segundo o DSM-IV, o psicopata sabe distinguir o certo do errado e comete maldades de forma consciente. Assim, perante a lei ele é imputável, como qualquer criminoso normal.

Exemplo de psicopata na ficção: Hannibal Lecter ( O silêncio dos Inocentes)
Exemplos de psicopatas brasileiros: O maníaco (termo usado aqui de forma equivocada) do Parque, Chico Picadinho.
  


Louco; sujeito perigoso; pessoa da qual se espera uma violência desmedida.

Não discuta com aquele cara, ele é extremamente violento!
O cara é um psicopata!
  

Indivíduo clinicamente perverso que tem personalidade psicopática. Possui distúrbios mentais graves, caracterizado por um desvio de caráter, ausência de sentimentos, frieza, insensibilidade aos sentimentos alheios, manipulação, egocentrismo, falta de remorso e de culpa para atos cruéis e inflexibilidade com castigos e punições.



Alguns indivíduos com psicopatia mais leve não normalmente não tiveram um histórico traumático, porém o transtorno - principalmente nos casos mais graves, tais como sádicos e serial killers - parece estar associado à mistura de três principais fatores: disfunções cerebrais/biológicas ou traumas neurológicos, predisposição genética e traumas na infância como abuso emocional, sexual, físico, negligência, violência, conflitos, separação dos pais e etc.

Ela é uma psicopata!
  


Pessoas que possuem uma doença psicologica e por isso não sentem culpa ou remorsso. São extremamente abilidosos com as outras pessoas, podendo chegar nelas pelo uso do sentimentalismo extraindo delas o que precisam. São frios, cautelosos, mentirosos e normalmente tentam provar a todos a sua superioridade. Podem ser agressivos, dependendo do grau da doença.

Aillen Wuornos e Jack Estripador são exemplos de psicopatas. Algumas vezes esse problema é abordado na Ficção como a Ivone de Caminho das Indias e Dr. Lecter.
  

1. Aquele que sofre de psicopatia.

Aquele homem é o psicopata da rua.
  

Outras informações sobre Psicopata:

Palavras com 9 Letras
A Palavra Psicopata pode ser um palavrão/ofensiva
A Palavra Psicopata pode ser uma gíria/informal/sigla
A Palavra Psicopata possui 9 Letras
A Palavra Psicopata possui 4 vogais - i o a a
A Palavra Psicopata possui 5 consoantes - ps c p t
A Palavra Psicopata ao contrário: Atapocisp
Busca reversa Onomasiológica por Psicopata

1 página - 7 Definições



Dicionário inFormal - Dicionário online de Português