Classificação morfossintática

Psicopata é um Substantivo, masculino singular ;
Psicopata é um Substantivo, feminino singular ;
Psicopata é um Adjetivo, masculino singular ;
Psicopata é um Adjetivo, feminino singular ;

Psicopata é o indivíduo inflexível nos seus objetivos, totalmente egoísta e desprovido de qualquer tipo de sentimento, incapaz também de sentir qualquer remorso, mas penalmente imputável, pois tem discernimento para distinguir o certo do errado, não sendo louco, como muita gente pensa.

"Os cinco maiores psicopatas dos tempos modernos, em ordem decrescente das maldades que cometeram ( assassinatos de inocentes aos milhões ) foram Stalin, Mao Tse Tung, Lenin, Pol Pot e Hitler, os quatro primeiros ditadores comunistas e o último ditador fascista".
  


Louco; sujeito perigoso; pessoa da qual se espera uma violência desmedida.

Não discuta com aquele cara, ele é extremamente violento!
O cara é um psicopata!
  

Indivíduo diagnosticado com Transtorno de personalidade anti-social, ou psicopatia.
Indivíduo caraterizado por ausência de empatia, piedade e remorso. É extramente manipulador, sádico, com inteligênica na média ou acima dela.
Apesar de ser portador de um transtorno mental, segundo o DSM-IV, o psicopata sabe distinguir o certo do errado e comete maldades de forma consciente. Assim, perante a lei ele é imputável, como qualquer criminoso normal.

Exemplo de psicopata na ficção: Hannibal Lecter ( O silêncio dos Inocentes)
Exemplos de psicopatas brasileiros: O maníaco (termo usado aqui de forma equivocada) do Parque, Chico Picadinho.
  


Indivíduo clinicamente perverso que tem personalidade psicopática. Possui distúrbios mentais graves, caracterizado por um desvio de caráter, ausência de sentimentos, frieza, insensibilidade aos sentimentos alheios, manipulação, egocentrismo, falta de remorso e de culpa para atos cruéis e inflexibilidade com castigos e punições.



Alguns indivíduos com psicopatia mais leve não normalmente não tiveram um histórico traumático, porém o transtorno - principalmente nos casos mais graves, tais como sádicos e serial killers - parece estar associado à mistura de três principais fatores: disfunções cerebrais/biológicas ou traumas neurológicos, predisposição genética e traumas na infância como abuso emocional, sexual, físico, negligência, violência, conflitos, separação dos pais e etc.

Ela é uma psicopata!
  

Pessoas que possuem uma doença psicologica e por isso não sentem culpa ou remorsso. São extremamente abilidosos com as outras pessoas, podendo chegar nelas pelo uso do sentimentalismo extraindo delas o que precisam. São frios, cautelosos, mentirosos e normalmente tentam provar a todos a sua superioridade. Podem ser agressivos, dependendo do grau da doença.

Aillen Wuornos e Jack Estripador são exemplos de psicopatas. Algumas vezes esse problema é abordado na Ficção como a Ivone de Caminho das Indias e Dr. Lecter.
  


Outras informações sobre Psicopata:

Palavras com 9 Letras
A Palavra Psicopata possui 9 Letras
A Palavra Psicopata possui 4 vogais - i o a a
A Palavra Psicopata possui 5 consoantes - ps c p t
A Palavra Psicopata ao contrário: Atapocisp
Busca reversa Onomasiológica por Psicopata

1 página - 7 Definições



Dicionário inFormal - Dicionário online de Português