Palavra popular muito usada com o significado de confusão.

Nos tempos antigos, nos quais ainda se ia às "pharmácias", quando os clientes procuravam algum remédio que não estava disponível, o farmacêutico recorria a um livro grosso que relacionava os possíveis substitutos para cada remédio ou substância. Era mais ou menos algo como "este está para aquele". O nome do livro era em latim, como convinha na época às publicações sérias: Quid Pro Quo.

O processo de busca no "Quid Pro Quo" se iniciava com a frustração de uma compra rápida. Era complexo, demorado e ininteligível para os clientes, e se transformava em uma confusão. Inevitavelmente o nome do livro passou a significar qualquer coisa que de simples se degenerasse em confusão. Deu quiprocó?

Exemplo do significado popular: "A Dona Maria soube que seu marido tem uma amante e agora está dando o maior quiprocó lá na casa deles."

Exemplo do significado real: "Não encontrei o remédio que me pediu, mas vou consultar o Quid Pro Quo. Assim saberei qual remédio poderá substituir o que lhe foi receitado sem prejuízo algum à sua saúde."
  


Quiprocó é uma palavra de origem latina medieval, que é muito usada com o significado de confusão.

Aconteceu um quiprocó ontem na escola.
  

Outras informações sobre Quiprocó:

Palavras com 8 Letras
A Palavra Quiprocó possui 8 Letras
A Palavra Quiprocó possui 4 vogais - ui o o
A Palavra Quiprocó possui 4 consoantes - q pr c
A Palavra Quiprocó ao contrário: ócorpiuq

1 página - 2 Definições