É uma onomatopeia que imita o som de uma bandinha de percussão. Na abertura ou final de uma apresentação (isso antigamente) a banda tocava um "TARÁRÁ - TIM - BUM", convencionou-se usar essa expressão na hora do parabéns pra você, sugerindo que um novo ano se inicia para a pessoa em questão. Com o tempo a palavra "TARÁRÁ - TIM - BUM" foi adaptada (por ser muito grande) para o termo "RATIMBUM" que é de pronúncia mais fácil.

Ratimbum é uma onomatopeia.
  


Uma mensagem falsa circulou na internet falando que essa palavra era satânica e amaldiçoava, mas não tem nada a ver, é apenas uma enganação para engambelar pessoas que acreditam em qualquer coisa que lêem no facebook ou recebem por email.

Parabéns pra você! Nesta data querida, muitas felicidades muitos anos de vida! É pique é pique é hora é hora é hora é hora é hora RÁ TIM BUM
  


As nossas expressões podem mudar de significado, com o passar dos tempos. Hoje em dia ninguém expressa essa palavra ao final da canção de Parabéns querendo se referir a maldições, mas se referido a desejos positivos ao aniversariante. O pensar em sentidos de maldições é muito infantil, é não entender que a linguagem falada é um processo histórico.

Ao final de "Parabéns a Você", desejar por exemplo: "é big, é big, é big, ratimbum" e repetir umas três vezes o nome do aniversariante, batendo palmas é típico.
  

Palavra mágica que era usado para levar os magos das cinzas.

Eu amaldiçoou você, ratimbum.
  


É usada no fim dos cumprimentos de parabéns, em festas de aniversário.

"...é hora, é hora, é hora, é hora, é hora, ratimbum..."
  

De acordo com linguistas pesquisados, "Rá-tim-bum" seria uma onomatopeia (figura de linguagem) que tenta transcrever o som dos balões de aniversário estourando.
A história envolvendo magos, bruxos, videntes, médiuns, alquimistas que entregam maldições nas festas de aniversário são um delírio muito grande.

"Rá-tim-bum" seria uma onomatopeia (figura de linguagem).
  

Ratibum que dizer maldição de aniversário, uma brincadeira entre crianças.

Maria faz aniversário hoje, e vamos festejar:
Amaldiçoado está você agora. Apague a vela para cumprir essa maldição.
  

Outras informações sobre Ratimbum:

Palavras com 8 Letras
A Palavra Ratimbum pode ser uma gíria/informal/sigla
A Palavra Ratimbum possui 8 Letras
A Palavra Ratimbum possui 3 vogais - a i u
A Palavra Ratimbum possui 5 consoantes - r t mb m
A Palavra Ratimbum ao contrário: Mubmitar
Busca reversa Onomasiológica por Ratimbum

1 página - 7 Definições