Classificação morfossintática

Reacionário é um Adjetivo, masculino singular ;

Adj. 1 - Da, ou próprio da reação.
2 - Contrário à liberdade.

Reacionário é todo aquele que se contrapõe à Revolução, entendida como a subversão da estrutura socio-econômica e política da sociedade. É um ato que ocorre para a resolução das contradições sociais em determinado momento histórico. O reacionário é o oposto do revolucionário. O termo vem de reagir, no sentido de que os reacionários são os que reagem contra a Revolução. Foi empregado pela primeira vez no contexto da Revolução Francesa.
Na terminologia marxista, reacionário é usado como um termo pejorativo para designar as pessoas que se opõem ao socialismo.
  


Em um contexto contemporâneo, reacionário é aquele que se opõe a políticas socialistas, marxistas, bolivarianistas e ditatoriais. É aquele que defende a manutenção da democracia e da liberdade.

João é reacionário porque é contra a ditadura socialista de Fidel Castro.
  

Adj. 1 [POLÍTICA] que defende um sistema político contrário ao progresso ou à mudança social, resistindo às tendências revolucionárias;
2 [POLÍTICA] que revela uma posição conservadora;
s. m. 3 [POLÍTICA] defensor de um sistema político contrário aos avanços e transformações sociais, resistindo às tendências revolucionárias;
4 indivíduo antiliberal;
Do francês réactionnaire, «idem»;

Quanto à acentuação, reacionário é uma palavra proparoxítona.
  


O termo reacionário é associado aos indivíduos que defendem uma manutenção do "status quo" politico e societal quando propostas de mudança ou tentativas de revoluções são encetadas. É atualmente utilizado pelos militantes de esquerda para designar aquele que se opõe às mudanças societais por eles preconizadas.

O sentido histórico do termo reacionário refere àquele que se contrapõe a mudanças revolucionárias, sociais e políticas. Nesse sentido, entende-se como reação o conjunto de forças que atuam no sentido de retorno ao estado anterior.
  

1. Relacionado à reação.
2. Hostil à democracia.

O termo reacionário é associado aos indivíduos que defendem uma manutenção do status que o político e social como propostas de mudança ou tentativas de revoluções.
  


Em um contexto contemporâneo, reacionário é aquele que se opõe a políticas socialistas, marxistas, bolivarianistas e ditatoriais. É aquele que é contrário à ditadura do proletariado.

João é um reacionário, pois é contra a ditadura de Fidel Castro.
  

O reacionário é o oposto do revolucionário. O termo foi empregado pela primeira vez no contexto da Revolução Francesa (1789-1799), no sentido de que reacionários eram os que reagiam contra as mudanças iniciadas pela Revolução e pretendiam um retorno ao Antigo Regime; Pessoas que querem fazer girar ao contrário a roda da história, voltar a antigos regimes, saudosistas e sonhadores de regimes políticos utópicos.

Pessoas que desejam voltar com antigos regimes políticos.
  

Diz-se de uma pessoa contrária às inovações sociais,
políticas ou tecnológicas.

-Fulano é um reacionário: não aceita qualquer mudança .
-Os reacionários tentam em vão combater novas idéias.
  

É aquele que defende princípios ultraconservadores, ou seja, defende com unhas e dentes a tradição, ou seja, e contra as evoluções políticas e sociais.

Você é muito reacionário.
  

Contrário à liberdade

O que os reacionários desejam é ver a esquerda transformada em saco de gato; (AUGUSTO BOAL)
  

Outras informações sobre Reacionário:

Palavras com 11 Letras
A Palavra Reacionário possui 11 Letras
A Palavra Reacionário possui 7 vogais - ea io a io
A Palavra Reacionário possui 4 consoantes - r c n r
A Palavra Reacionário ao contrário: Oiránoicaer
Busca reversa Onomasiológica por Reacionário

1 página - 10 Definições



Dicionário inFormal - Dicionário online de Português