Letra R
13538 Palavras

Recalque

17 Definições encontradas.
 

Classificação morfossintática:

Verbo, presente do subjuntivo 1a pessoa singular de recalcar
Verbo, presente do subjuntivo 3a pessoa singular de recalcar
Verbo, imperativo 3a pessoa singular de recalcar
Substantivo, masculino singular

Flexões da palavra Recalque

Imagens:

Significados de Recalque :

Clique aqui se você CONCORDA com essa definição!  498 sobe, 228 desce Clique aqui se você NÃO CONCORDA com essa definição!

1. Recalque

Por (SP) em 14-04-2010

Pessoa que se sente ameaçada ou insegura e critica os supostos responsáveis por coisas erradas na visão dela.
Uma pessoa recalcada tira conclusões equivocadas, baseadas em suposições quando sente uma ameaça contra si e seus valores. O recalque é uma defesa da personalidade, pessoas se recalcam porque se sentem ameaçadas.

Marcos foi num programa de televisão e criticou os atores de teatro, que segundo ele, boicotam a TV taxando de "cultura lixo". Marcos na verdade se sente ameaçado em ser ator de TV e ficar estigmatizado pelos atores de teatro.

Helena criticou o presidente, dizendo ser um "analfabeto". Helena não admite que um analfabeto seja um exemplo à população e que faça mais pelo país que um mestrado.



Clique aqui se você CONCORDA com essa definição!  144 sobe, 38 desce Clique aqui se você NÃO CONCORDA com essa definição!

2. Recalque

Por (SP) em 05-12-2011

Segundo o dicionário (no sentido técnico e psicanalítico), é quando você tem uma ideia que você considera absurda e tenta esquecer. Você pode até conseguir, mas esse ideia volta te causando lesões psíquicas mais ou menos graves. (Sinônimos: repressão, censura). Julgo como "obsessão oscilante" ["Obsessão" no sentido figurado, como ideia fixa (que se fixa e passa toda hora, nesse caso)].

No sentido figurado é o mesmo que inveja.

- Caramba, meu! tira essa ideia da cabeça!

- Eu esqueço e volta! Que recalque é esse que me atormenta? Parece um encosto!


Clique aqui se você CONCORDA com essa definição!  90 sobe, 12 desce Clique aqui se você NÃO CONCORDA com essa definição!

3. Recalque

Por (SP) em 22-10-2012

É o termo utilizado em engenharia civil para designar o fenômeno que ocorre quando uma edificação sofre um rebaixamento devido ao adensamento do solo sob sua fundação. O recalque é a principal causa de trincas e rachaduras em edificações, principalmente quando ocorre o recalque diferencial, ou seja, uma parte da obra rebaixa mais que outra gerando esforços estruturais não previstos e podendo até levar a obra à ruína.

A Torre de Pisa é um exemplo típico de recalque diferencial, a qual permanece de pé devido às constantes intervenções de especialistas em geotecnia, visando o reforço do solo em sua base. Outro exemplo bastante citado no Brasil são os prédios na orla da cidade de Santos.

Clique aqui se você CONCORDA com essa definição!  123 sobe, 81 desce Clique aqui se você NÃO CONCORDA com essa definição!

4. Recalque

Por (SP) em 21-08-2010

Inveja

Recalque na minha vida bate e volta.

Clique aqui se você CONCORDA com essa definição!  30 sobe, 8 desce Clique aqui se você NÃO CONCORDA com essa definição!

5. Recalque

Por (SP) em 28-03-2013

Termo cunhado por Sigmund Freud para definir um mecanismo psíquico inconsciente que faz o sujeito esquecer experiencias traumáticas e produz resistência a situações que forcem a lembrança.

O Recalque é surdo, mudo e cego. (Cleber Martins)

Clique aqui se você CONCORDA com essa definição!  29 sobe, 9 desce Clique aqui se você NÃO CONCORDA com essa definição!

6. Recalque

Por (PR) em 06-03-2013

O recalque (português brasileiro) ou assentamento (português europeu) é o termo utilizado em engenharia civil para designar o fenômeno que ocorre quando uma edificação sofre um rebaixamento devido ao adensamento do solo sob sua fundação. O recalque é a principal causa de trincas e rachaduras em edificações, principalmente quando ocorre o recalque diferencial, ou seja, uma parte da obra rebaixa mais que outra gerando esforços estruturais não previstos e podendo até levar a obra à ruína.

A Torre de Pisa é um exemplo típico de recalque diferencial, a qual permanece de pé devido às constantes intervenções de especialistas em geotecnia, visando o reforço do solo em sua base. Outro exemplo bastante citado no Brasil são os prédios na orla da cidade de Santos.

Clique aqui se você CONCORDA com essa definição!  31 sobe, 21 desce Clique aqui se você NÃO CONCORDA com essa definição!

7. Recalque

Por (SP) em 14-04-2013

Pessoa que se sente ameaçada e pelo caso acaba virando inveja e começa a mexer e implicar com a outra

"la vai a bolacha quebrada do pacote {rua,bairro ou cidade}"

Clique aqui se você CONCORDA com essa definição!  4 sobe, 0 desce Clique aqui se você NÃO CONCORDA com essa definição!

8. Recalque

Por (SP) em 09-12-2013

Em hidráulica, à elevação de pressão através de bombeamento de uma determinada vazão de líquido fluindo numa tubulação para que atinja uma determinada altura topográfica, denomina-se RECALQUE.

O abastecimento desse reservatório de água potável elevado só será possível através de RECALQUE. Para isso teremos que construir uma ESTAÇÃO ELEVATÓRIA DE ÁGUA TRATADA (E.T.A.).

Clique aqui se você CONCORDA com essa definição!  3 sobe, 0 desce Clique aqui se você NÃO CONCORDA com essa definição!

9. Recalque

Por (SP) em 09-01-2014

Sentimento de ressentimento, mágoa ou amargura que se origina de uma situação passada que determina o comportamento ou a personalidade ressentida de uma pessoa.

O joão tem um recalque sério por ser filho de criação.
Ele tem recalque porque nunca conseguiu atrair as moças no colégio.

Clique aqui se você CONCORDA com essa definição!  3 sobe, 1 desce Clique aqui se você NÃO CONCORDA com essa definição!

10. Recalque

Por (SP) em 04-03-2014

BAIXO NÍVEL, INVEJA.

Chega de recalque!

Outras Informações:

Palavras com 8 letras

A palavra possui 4 vogais - e a ue
A palavra possui 4 consoantes - r c lq
2 páginas - 17 Definições

Publicidade
Dicionário inFormal® possui definições de gírias e palavras de baixo-calão. Seu conteúdo não é adequado para todas as audiências.
Recalque - Significado, Definição, Sinônimos, Antônimos, Palavras Relacionadas, Exemplos
termos de serviço. Mapa de definições

© 2006-2014 Dicionário inFormal®