Estado brasileiro - 92 municípios, um equívoco de Martin de
Anfonso, confundiu a enseada com um grande rio, como em
janeiro os rios da europa estão em cheias, dái o nome rio
de janeiro.

Moro com minha familía no rio de janeiro, aqui é um cidade maravilhosa.
  


-Estado- O Estado do Rio de Janeiro é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Situa-se na porção leste da região Sudeste, tendo como limites os estados de Minas Gerais (N e NO), Espírito Santo (NE) e São Paulo (SO), além do Oceano Atlântico (L e S). Ocupa uma área de 43.696,054 km², sendo pouco maior que a Dinamarca. Sua capital é a cidade do Rio de Janeiro. Os naturais do estado do Rio de Janeiro são chamados de fluminenses (do latim flūmen, literalmente "rio").

Os municípios mais populosos são: Rio de Janeiro, São Gonçalo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Belford Roxo, Niterói, São João de Meriti, Campos dos Goitacases, Petrópolis, Volta Redonda, Magé, Itaboraí, Mesquita, Nova Friburgo, Barra Mansa e Macaé.

Muitas cidades destacam-se devido à forte vocação turística: Paraty, Angra dos Reis, Armação dos Búzios, Rio das Ostras, Cabo Frio, Petrópolis, Arraial do Cabo entre outras.

O estado é formado por duas regiões morfologicamente distintas: a baixada e o planalto, que se estendem, como faixas paralelas, do litoral para o interior. Paraíba do Sul, Macaé, Guandu, Piraí e Muriaé são os principais rios. O clima é tropical.


-Cidade- O Rio de Janeiro, capital do estado homônimo, é a segunda maior metrópole do Brasil, situada no Sudeste do país. Cidade brasileira mais conhecida no exterior[4][5] e maior rota do turismo internacional no Brasil[6], funciona como um "espelho", ou "retrato" nacional, seja positiva ou negativamente.

É um dos principais centros econômicos, culturais e financeiros do país, sendo internacionalmente conhecida por diversos ícones culturais e paisagísticos, como o Pão de Açúcar, a estátua do Cristo Redentor (uma das sete maravilhas do mundo moderno), as praias dos bairros de Copacabana, Ipanema e Barra da Tijuca (entre outros), o Estádio do Maracanã, o Estádio Olímpico João Havelange, a floresta da Tijuca, a Quinta da Boa Vista, o Réveillon de Copacabana e o Carnaval.

Representa o segundo maior PIB do país[7] (e o 30º maior do mundo[8]), estimado em cerca de R$ 119 bilhões (IBGE/2005)[3], e é sede das duas maiores empresas brasileiras – a Petrobras e a Vale, e das principais companhias de petróleo e telefonia do Brasil, além do maior conglomerado de empresas de mídia e comunicações da América Latina, as Organizações Globo.[9] Contemplado por grande número de universidades e institutos, é o segundo maior pólo de pesquisa e desenvolvimento do Brasil, responsável por 17% da produção científica nacional – segundo dados de 2005.[10]

Foi capital do Brasil Colônia a partir de 1763, capital do Império Português na época das invasões de Napoleão, capital do Império do Brasil, e capital da República até a inauguração de Brasília, na década de 1960. É também conhecida por Cidade Maravilhosa, e aquele que nela nasce é chamado de carioca.

Eu moro na cidade do Rio de janeiro, logo, sou Carioca.
  


Outras informações sobre Rio de janeiro:

Palavras com 14 Letras
A Palavra Rio de janeiro possui 14 Letras
A Palavra Rio de janeiro possui 7 vogais - io e a ei o
A Palavra Rio de janeiro possui 7 consoantes - r d j n r
A Palavra Rio de janeiro ao contrário: Orienaj ed oir
Busca reversa Onomasiológica por Rio de janeiro

1 página - 2 Definições