Sacramental

3 Definições encontradas.

Classificação morfossintática

Sacramental é um Substantivo, masculino singular ;
Sacramental é um Substantivo, feminino singular ;
Sacramental é um Adjetivo, masculino singular ;
Sacramental é um Adjetivo, feminino singular ;

Figurativamente, é aquilo que se tornou habitual, costumeiro.

José tem um horário sacramental para tomar banho: sempre antes de dormir.
  


A palavra Sacramental significa -semelhante a um Sacramento-. Os Sacramentais não conferem a Graça à maneira dos Sacramentos, mas são como que vias para ela, e como tal ajudam a santificar as diferentes circunstâncias da vida humana. Os Sacramentais despertam no cristão sentimentos de amor santo e de fé. Diz o Catecismo da Igreja Católica (§1670-1667). os Sacramentais são numerosos, sendo que muitos teólogos os classificam em seis grupos:
- Orans: basicamente são as orações que se costuma rezar publicamente na Igreja, como o Pai Nosso e as Ladainhas.
-Tinctus: o uso da água benta e certas unções que se usam na administração de alguns Sacramentos e que não pertencem à sua essência.
- Edens: indica o uso do pão bento ou outros alimentos santificados pela bênção de um Sacerdote.
- Confessus: quando se reza o Confiteor, individual ou publicamente, para pedir perdão a Nosso Senhor por nossos pecados e falhas, das quais já não nos lembramos mais. Cremos que Deus, já neste ato, nos cumula de graças.
- Dans: esmolas ou doações, espirituais ou corporais, bem como os atos de misericórdia prescritos pela Igreja. ? Acima das esmolas que possamos dar, está o bem espiritual que possamos fazer ao próximo. Além desse ato ser um Sacramental, adquirimos uma série de méritos pela caridade fraterna e pelas outras virtudes que a acompanham.
- Benedicens: as bênçãos que dão o Papa, os Bispos e os sacerdotes; os exorcismos; a bênção de reis, abades ou virgens e, em geral, todas as bênçãos sobre coisas santas.
Certos objetos bentos de devoção, como medalhas, velas e escapulários, também são considerados Sacramentais: o Crucifixo, a Medalha de Nossa Senhora das Graças e a Medalha de São Bento estão entre os maiores exemplos, sendo fundamental entender que não são "talismãs" nem "amuletos da sorte", e sim sinais visíveis de nossa fé. Não agem automaticamente contra as adversidades, como se tivessem "poderes mágicos", mas são como recursos auxiliares para nos unir ainda mais a Nosso Senhor e devem nos estimular no progresso da fé.
No caso do crucifixo, em sua forma clássica ou na versão de São Damião, representam nossa fé na palavra do Cristo, que diz que todo aquele que quiser segui-lo deve carregar a sua própria cruz. Sabemos muito bem que a cruz que devemos carregar não é esta pequena peça que trazemos ao pescoço, pendendo de um cordão ou de uma correntinha, mas é uma maneira de nos lembrarmos sempre disso, além de funcionar como uma espécie de testemunho de nossa fé.
Efeitos dos Sacramentais:
Os efeitos que produzem ou podem produzir os Sacramentais dignamente recebidos são muitos. Em geral: - Obtêm graças atuais (temporais), com especial eficácia, pela intervenção da Igreja (ex opere operandis Ecclesiae).
- Perdoam os pecados veniais por via de impetração, enquanto que, pelas boas obras que fazem praticar e pela virtude das orações da Igreja, excitam-nos aos sentimentos de contrição e atos de caridade.
- Às vezes, perdoam toda pena temporal dos pecados passados, em virtude das indulgências que costumam acompanhar o uso dos Sacramentais.
- Obtêm-nos graças temporais, se convenientes para nossa salvação. Por exemplo, a restauração da saúde corporal, a proteção numa viagem perigosa, etc.

Certos objetos bentos de devoção, como medalhas, velas e escapulários, também são considerados Sacramentais: o Crucifixo, o escapulário do Carmo, a Medalha de Nossa Senhora das Graças e a Medalha de São Bento estão entre os maiores exemplos, sendo fundamental entender que não são "talismãs" nem "amuletos da sorte", e sim sinais visíveis de nossa fé. Não agem automaticamente contra as adversidades, como se tivessem "poderes mágicos", mas são como recursos auxiliares para nos unir ainda mais a Nosso Senhor e devem nos estimular no progresso da fé.
  

Do verbo sacramentar.
1. Ministrar o sacramento cristão ou receber sacramento.
2. Consagrar.

1. Sacramentais aquele homem.
2. Sacramentais aquela casa.
  


Outras informações sobre Sacramental:

Palavras com 11 Letras
A Palavra Sacramental possui 11 Letras
A Palavra Sacramental possui 4 vogais - a a e a
A Palavra Sacramental possui 7 consoantes - s cr m nt l
A Palavra Sacramental ao contrário: Latnemarcas
Busca reversa Onomasiológica por Sacramental
Visualize Sacramental

1 página - 3 Definições





Dicionário inFormal - Dicionário online de Português