Rocha decomposta por intemperismo químico para um material argiloso, variavelmente friável, de cores amarelas a avermelhadas ou em tons de cinza, na dependência da rocha original e do clima, podendo conter quartzo e outros minerais resistentes à alteração e preservando, frequentemente, muitas das estruturas da rocha sã que ocorre abaixo.

O saprólito pode apresentar dezenas de metros de espessura em climas úmidos, ocorre na base do manto de intemperismo mas pode ser exposto por erosão dos níveis regolíticos.
O "saibro", usado nas misturas com cimento e areia, normalmente é material saprólito da alteração de rochas graníticas e outras.
  


Material Terrestre composto por cristais e grãos fragmentários, apresenta coesão variando entre alta e baixa. No geral o material é esbranquiçado , amarelado, alaranjado ou avermelhado. Essas últimas cores indicam o processo de oxidação sofrido pela rocha. O saprólito apresenta ainda arranjo interno herdado da rocha que lhe deu origem.O saprólito é o produto do intemperismo.

O Saprólito sofre o processo de pedogênese e o resultado desse processo é a formação do solo, o saprólito pode também sofrer erosão assim como o solo e transformar em sedimento.
  

Outras informações sobre Saprólito:

Palavras com 9 Letras
A Palavra Saprólito possui 9 Letras
A Palavra Saprólito possui 4 vogais - a o i o
A Palavra Saprólito possui 5 consoantes - s pr l t
A Palavra Saprólito ao contrário: Otilórpas

1 página - 2 Definições