Classificação morfossintática

Saudade é um Substantivo, feminino singular ;

Do lat. solidate,soledade, solidão. atr. do arc. soydade, suydade com influência de saúde. sf.(a)
1. Lembrança nostálgica e, ao mesmo tempo, suave, de pessoas ou coisas distantes ou extintas, acompanhado do desejo de tornar a vê-las ou possuí-las; nostalgia.
2. Pesar da ausência de alguém que nos é querido.
3. Desiguinação comum a diversa plantas da família das dipsacáceas, principalmente da espécie Scabiosa marítima, e ás suas flores; escabiosa.
4. Planta da família das asclepiadáceas (Asclépias umbellata).
5. Bras. assobiador.
6. Bras.Cantiga da terra, entoada pelos marujos no alto mar.
7. No Brasil, transforma-se o hiato desta palavra em ditongo: "sau-dade".

1-O que o martirizava, era a saudade e estar só.
2-"Óh que saudades sinto da minha terra querida."
3- Morreu, mas deixou saudades.
4- Cultivava saudades por prazer. SAUDADES DE UM HAVER NASCIDO. "Saudades, saudades. Saudades de meus amigos, Saudades de meus queridos. Saudades de Anna, de dois n`s E cheia de letras no olhar. Saudades de Jorge, alegria rio perene, vontade em todo falar. Saudade dos outros todos que me sorriem do Rio Me chamando o chegar. Saudades da Júlia de minha aldea. que era o Leme e suas areias. Minha frágil espanhola de quem me separa um mar de ondas tamanhas e uma Espanha. a ver navios. mas que em meu coração é festa. e resta com Buikas e carambolas. Saudades do enorme Cid, Amigo quase sumido antes mesmo de haver podido, que de tão perto fica tão longe de nossas portas que esperam abertas. Saudades de Meire, Heloisa de meu Abelardo amiga de novos tempos, más intenções, querer tão casto, ouvido atento; de coração grande demais e que faz muito pouco partiu exilada de suas Gerais para se achar entre, risos e rios la no fundo do Brasil que fica bem lá para trás. Saudades de outros nomes mulheres, homens, que aqui não nomeei. Saudades d`outros amigos cujos nomes ainda não sei Saudades, saudades, saudades de todos os amigos de quem amigo me tornei. Saudades de meus queridos. Sem eles, resto pequeno, enorme traço onde me marco. Sem eles oco no peito Um mar profundo esperança parca, falta de jeito, e o fim do mundo. Saudades, saudades, saudades de meus perdidos. Sem eles sofro os perigos, em carne e em ossos e pago o castigo do dever partido. Sem eles não sou convosco, sem eles nem sou comigo. Saudades, saudades, saudades dos meus amigos. E nesta falta tanta, tanta de não ter mais fim, só me resta a letra tonta e uma puta saudade de mim." (Autor desconhecido)
  


Vontade de ficar perto ou vontade de ver denovo.

Meu filho de 6 anos quando eu viajo diz que fica com saudade. Perguntei a ele o que é saudade sem vacilar me respondeu...SAUDADE É VONTADE DE FICAR PERTO.
  

É uma dor profunda de quem se ama, presente ou ausente para sempre.

Saudades do sorriso dela, do cheiro, do pegar, que agora, só por lembranças.
  


Algo inexplicado que só sentimos quando a outra pessoa esta longe. Que nada nem ninguém consegue melhorar esse sentimento, ao não ser quando a outra pessoa está por perto.

Saudade é um sentimento que quando não cabe no coração, escorre pelos olhos.
  

Saudade é querer estar perto mas não poder

A pior saudade é da pessoa que já morreu, pois nunca mais poderemos estar perto, diferente da pessoa que está viajando
  


Ausência de presença física, metade afastada, lembrança presente, amor conjugado em outro tempo e momento, pode ser dor, pode ser lamento, pode ser simplesmente lembrança de um momento, ou somente lamento saudando o ausente.

Saudade é olhar o presente, que sua presença presente e chorar de tanto amor que se sente pelo ser ausente, aquele menino querido, irmão amado, ente querido, que se foi, deixando um vazio em nossos corações, espaço incompleto isso é saudade, oco, nó na garganta!
  

Leve sentimento de pesar despertado pela lembrança de alguém muito estimado, de lugar agradável, de uma época boa ou de um acontecimento bom e marcante.

Quando a saudade é demais, não cabe no peito: escorre pelos olhos.
  

É quando mesmo com a presença de algo ou de alguém, o nosso coração não sente que está ali. É como se mesmo com essa presença não consigamos sentir e nem tocar o presente e mesmo perto ele está distante e isso faz com que o coração perceba e sofra com isso.

Meu marido está sempre ao meu lado, mas já não o sinto mais presente.
  

1- Majoritariamente definido como "O amor que permanece", é o conjunto dos sentimentos perante uma lembrança, um momento considerado bonito na vida de uma pessoa, misturando a nostalgia, a ternura e o amor (pelo prazer de ter memórias de alguém ou de um lugar especial), a tristeza (por sentir a falta de tal momento), e o peso da angústia e, por muitas vezes, incerteza (por saber ou não se acontecerá novamente um "reencontro" com o que/quem já se foi).
2- Sensação de que algo memorável e insubstituível se perdeu, que não voltará, e somente restaram lembranças como presentes de um passado, recente ou não.
3- Substantivo abstrato de gênero feminino, comumente usado no plural dentro de uma frase ou oração.

"Tenho saudades da simples casa no campo e daquele tão típico cheiro de terra e capim recém molhados..."

"Ó, saudade! A qual me é tão cruel e mata aos poucos! Assim como a falta que tenho do homem que mais amei na vida, a distância parece ficar cada vez maior entre nós a cada dia que se passa!"

"Farei aqueles doces os quais Marta sente tantas saudades de comer durante as tardes chuvosas."

"A saudade continua forte, principalmente quando lembro que nunca mais voltarei a ouvir aquelas tuas gargalhadas contagiantes e repentinas."
  

Outras informações sobre Saudade:

Palavras com 7 Letras
A Palavra Saudade possui 7 Letras
A Palavra Saudade possui 4 vogais - au a e
A Palavra Saudade possui 3 consoantes - s d d
A Palavra Saudade ao contrário: Edaduas

1 página - 9 Definições