Serendipidade, também conhecido como Serendipismo, Serendiptismo ou ainda Serendipitia, é um neologismo que se refere às descobertas afortunadas feitas, aparentemente, por acaso.
A história da ciência está repleta de casos que podem ser classificados como serendipismo. O conceito original de serendipismo foi muito usado, em sua origem. Nos dias de hoje, é considerado como uma forma especial de criatividade, ou uma das muitas técnicas de desenvolvimento do potencial criativo de uma pessoa adulta, que alia perseverança, inteligência e senso de observação

Arquimedes (287-212 a.C.), o grande matemático e inventor grego, tomava seu banho imerso em uma banheira, quando teve o que hoje chamamos de um insight e, repentinamente, encontrou a solução para um problema que o atormentava havia tempos. Seria a coroa do rei de Siracusa realmente de ouro? Dizem que Arquimedes teria saído à rua nu gritando Eureka! Eureka! (Encontrei!). Ele havia descoberto um dos princípios fundamentais da hidrostática, que seria conhecido futuramente como o "Princípio de Arquimedes".
  


É o encontro casual ou fortuito de algo que não se procurava.

Jornalista, durante uma entrevista sobre culinária, descobre que o entrevistado, no passado, praticou um crime de trânsito. Isto é uma serendipidade.
  


Outras informações sobre Serendipidade:

Palavras com 13 Letras
A Palavra Serendipidade possui 13 Letras
A Palavra Serendipidade possui 6 vogais - e e i i a e
A Palavra Serendipidade possui 7 consoantes - s r nd p d d
A Palavra Serendipidade ao contrário: Edadipidneres
Busca reversa Onomasiológica por Serendipidade

1 página - 2 Definições