Mais procuradas do dia

Antinomia

Clique aqui se você CONCORDA com essa definição!  77 sobe, 22 desce Clique aqui se você NÃO CONCORDA com essa definição!
Por Sónia (Portugal) em 26-04-2008

Significado de Antinomia:

De uma forma geral, antinomia designa um conflito entre duas ideias, proposições, atitudes, etc.. Fala-se, por exemplo, de antinomia entre fé e razão, entre amor e dever, entre moral e política. Num sentido mais restrito, antinomia designa um conflito entre duas leis.


Exemplo do uso da palavra Antinomia:

Muitas vezes, usam-se as palavras paradoxo e antinomia como sinónimos ou então consideram-se as antinomias como uma classe especial de paradoxos: os resultantes de uma contradição entre duas proposições, em que cada uma delas é racionalmente defensável.
O termo antinomia é, por vezes, utilizado para designar um conflito entre duas proposições, ou entre as consequências que delas advêm. A antinomia de duas proposições difere da contrariedade. Duas proposições podem ser contrárias sem que constituam uma antinomia, no entanto, ela surge quando se pretende provar a validade de cada uma delas.

Clique aqui para conhecer outras definições de antinomia.


Outros Significados que podem interessar:

Significado de paradoxo

Significado de contradição

Significado de antinomia

Significado de impugnação

Significado de incoerência

Significado de incongruência

Significado de objecão

Significado de oposição

Significado de adversão

Significado de contraposição

Significado de contraste

Significado de embargo

Significado de embate

Significado de guerra



Publicidade
Dicionário inFormal® possui definições de gírias e palavras de baixo-calão. Seu conteúdo não é adequado para todas as audiências.
Significado de antinomia: De uma forma geral, antinomia designa um conflito entre duas idei... - Significado, Definição, Sinônimos, Antônimos, Palavras Relacionadas, Exemplos
termos de serviço. Mapa de definições

© 2006-2014 Dicionário inFormal®