Mais procuradas do dia

Pelego

Clique aqui se você CONCORDA com essa definição!  171 sobe, 94 desce Clique aqui se você NÃO CONCORDA com essa definição!
Por Ventania (MG) em 24-11-2007

Significado de Pelego:

O termo pelego foi popularizado durante a era Vargas, nos anos 1930. Imitando a Carta Del Lavoro, do fascista italiano Mussolini, Getúlio decretou a Lei de Sindicalização em 1931, submetendo os estatutos dos sindicatos ao Ministério do Trabalho. Pelego era o líder sindical de confiança do governo que garantia o atrelamento da entidade ao Estado. Décadas depois, o termo voltou à tona com a ditadura militar. "Pelego" passou a ser o dirigente sindical indicado pelos militares, sendo o representante máximo do chamado "sindicalismo marrom". A palavra que antigamente designava a pele ou o pano que amaciava o contato entre o cavaleiro e a sela virou sinônimo de traidor dos trabalhadores e aliado do governo e dos patrões.

Exemplo do uso da palavra Pelego:

Esse sindicalista é um pelego.

Clique aqui para conhecer outras definições de pelego.


Outros Significados que podem interessar:

Significado de traidor

Significado de capacho

Significado de puxa-saco

Significado de sem convicção

Significado de caxias

Significado de fura greve

Significado de frouxo

Significado de submisso

Significado de engrossador de fileira

Significado de seguidor

Significado de baba-ovo

Significado de bajulador

Significado de dedo-duro

Significado de traíra



Publicidade
Dicionário inFormal® possui definições de gírias e palavras de baixo-calão. Seu conteúdo não é adequado para todas as audiências.
Significado de pelego: O termo pelego foi popularizado durante a era Vargas, nos anos 1930. I... - Significado, Definição, Sinônimos, Antônimos, Palavras Relacionadas, Exemplos
termos de serviço. Mapa de definições

© 2006-2014 Dicionário inFormal®