Classificação morfossintática

Subsunção é um Substantivo, feminino singular ;

É a ação ou efeito de subsumir, isto é, incluir (alguma coisa) em algo maior, mais amplo.
Como definição jurídica, configura-se a subsunção quando o caso concreto se enquadra à norma legal em abstrato. É a adequação de uma conduta ou fato concreto (norma-fato) à norma jurídica (norma-tipo). É a tipicidade, no direito penal; bem como é o fato gerador, no direito tributário.

Art. 5º do CC: A menoridade cessa aos dezoito anos completos, quando a pessoa fica habilitada a todos os atos da vida civil.
Desta forma, para se saber qual a maioridade no Brasil, basta verificar o art. 5º do CC que determina que a maioridade se dá aos 18 anos...."
  


OPERAÇÃO DE SUBSUMIR, SIGNIFICANDO TOMAR, ACOLHER, ACEITAR UM FATO COMO A APLICAÇÃO DE UMA LEI. TOMAR UM PRINCÍPIO NO LUGAR DE UMA LEI.

ELE FEZ A SUBSUNÇÃO DO QUE EU DISSE.
  

"Do latim sumo, ere, tomar, assumir, com o prefixo sub, em lugar de; então, subsumo, ere, literalmente, tomar o lugar de."
"Raciocínio consistente em descobrir que um fato jurídico reproduz a hipótese contida na norma jurídica. É a revelação do liame lógico de uma situação concreta, específica, com a previsão genérica, hipotética da norma, revelada pelo aplicador da lei."

"Diante da tendência à informalidade do trabalho, ora em curso, observa-se que parte dos trabalhadores informais encontram-se inseridos em atividades, nas quais o processo de trabalho não se encontra subsumido ao capital; em outras atividades, a subsunção se dá apenas formalmente; há, ainda, aquelas em que se revela a subsunção formal e real do processo de trabalho ao capital."
  


Outras informações sobre Subsunção:

Palavras com 9 Letras
A Palavra Subsunção possui 9 Letras
A Palavra Subsunção possui 4 vogais - u u ao
A Palavra Subsunção possui 5 consoantes - s bs nc
A Palavra Subsunção ao contrário: Oãçnusbus

1 página - 3 Definições