Expressão utilizada em regiões de garimpo para devinir o indivíduo que quebrou, perdeu todo o seu dinheir e voltou a estaca zero;

O garimpeiro tá no brefo, pois faz muito tempo que só trabalha e não encontra ouro.
  


O termo correto é "blefo", de blefar (ing. bluff), usual no jogo de pôquer, quando um dos participantes insinua ter um lance de cartas que poderia ganhar o jogo, mas na verdade de nada dispõe. Nos garimpos do Brasil é usado quando para designar pessoa que está sem qualquer meio financeiro de se manter. Também, quando este anuncia ter encontrado um local com muito metal ou pedra valioso (ouro, estanho, diamante, turmalina etc.), mas nada existe ali, ou então é irrisória a descoberta.

"A grota do baixão é o maior blefo, não tem ouro nehum"; ou "Fulano tá no blefo, não tem nem pra comer". Ainda, "o grande diamante que ele diz ter achado não passa de um blefo, é apenas um chibiu".
  


Brefo é termo utilizado pelos camponeses dessa região para definir uma situação de necessidade, pobreza, miséria. Pode ser visto também como o momento em que se encontra em trabalho semi-escravo.

A palavra grega usada aqui em Lucas 1:44 para descrever uma criancinha no útero é ?brefo.? Essa mesma palavra é também usada em Lucas 2:12 para se referir a um bebê recém-nascido e em 2 Timóteo 3:15 referindo-se a uma criança.
  


Outras informações sobre Tá no brefo:

Palavras com 11 Letras
A Palavra Tá no brefo pode ser uma gíria/informal/sigla
A Palavra Tá no brefo possui 11 Letras
A Palavra Tá no brefo possui 4 vogais - a o e o
A Palavra Tá no brefo possui 7 consoantes - t n br f
A Palavra Tá no brefo ao contrário: Oferb on át
Busca reversa Onomasiológica por Tá no brefo

1 página - 4 Definições