Classificação morfossintática

Teleológico é um Adjetivo, masculino singular ;

É um adjetivo que em filosofia, refere-se a argumento, conhecimento ou explicação que relaciona um fato a sua causa final.

Minhas palavras, embora não muito teleológicas, podem fazer sentido a longo prazo.
  


A teleologia é uma doutrina que estuda os fins últimos da sociedade, humanidade e natureza.

Suas origens remontam a Aristóteles com a sua noção de que as coisas servem a um propósito.

A teleologia contempla também o onde pára tudo isto? A questão que busca responder o para-quê de todas as coisas.Aristóteles situa a ciência da praxis em uma perspectiva de estrutura teleológica para a investigação e determinação de seu fim, seu objetivo, o aspecto formal como fim em si mesmo. O Bem em si mesmo é o fim a que todo ser aspira, resultando na perfeição, na excelência, na arte ou na virtude. Todo ser dotado de razão aspira o Bem como fim que possa ser justificado pela razão.

A crença de que os processos naturais são deliberadamente dirigidos para algum fim ou objetivo. Em psicologia, o termo é parti­cularmente usado com referência a Jung e Adler. Adler, por exemplo, consi­dera a atividade atual da pessoa como uma preparação para o seu estado final, para o que ela vai ser. A psicologia analítica de Jung também é teleológica. Jung considera a mente como algo muito mais do que o resultado de experiências passadas: "[a mente] é tanto Devir como Foi, e, portanto, qualquer análise dela tem que incluir a referência a seus objetivos e ao que está tentando realizar dentro de si. Nesse sentido, o sonho deve ser considerado, portanto, como parcialmente determinado pelo futuro". (Nicole, J. Psychotherapy 1948)
  

EstudoTeleologia.
Refere-se ao estudo das finalidades do universo.

A teleologia é inseparável da teologia (a afirmação de que um ser superior, Deus, realiza seus propósitos no universo).
  


Ciência que se pauta no conceito de finalidade (causas finais) como essencial na sistematização das alterações da realidade, existindo uma causa fundamental que rege, através de metas, propósitos e objetivos, a humanidade, a natureza, seus seres e fenômenos.

É um raciocínio teleológico aceite em religião mas inaceitável.
  

Outras informações sobre Teleológico:

Palavras com 11 Letras
A Palavra Teleológico possui 11 Letras
A Palavra Teleológico possui 6 vogais - e eo o i o
A Palavra Teleológico possui 5 consoantes - t l l g c
A Palavra Teleológico ao contrário: Ocigóloelet
Busca reversa Onomasiológica por Teleológico

1 página - 4 Definições



Dicionário inFormal - Dicionário online de Português