Letra U
3430 Palavras

Uai

7 Definições encontradas.
 

Significados de Uai :

Clique aqui se você CONCORDA com essa definição!  88 sobe, 37 desce Clique aqui se você NÃO CONCORDA com essa definição!

1. Uai

Por (MG) em 03-01-2010

A palavra UAI tem muitos sigificados, mas seu verdadeiro significado não é muito conhecido por quem não é verdadeiramente Mineiro, UAI significa: União Astutos da inconfidencia. A Inconfidência Mineira, ou Conjuração Mineira, foi uma tentativa de revolta de natureza separatista abortada pela Coroa portuguesa em 1789, na então capitania de Minas Gerais, no Estado do Brasil, contra, entre outros motivos, a execução da derrama e o domínio português. no final das contas o termo ficou mais como uma giria popular principalmente de quem é Mineiro. E é isso ai pessoal.

A sigla se tornou uma giria muito popular com diferentes significados, alguns exemplos são:

Uai!
Uai?
Uai sô.
Uai! que trem é esse?
e muitos outros!!!!!!



Clique aqui se você CONCORDA com essa definição!  71 sobe, 59 desce Clique aqui se você NÃO CONCORDA com essa definição!

2. Uai

Por (MG) em 04-10-2007

Essa expressão, comumente utilizada por nativos das Minas Gerais, pode ser utilizada como vírgula, interjeição, interrogação ou qualquer pausa ou flexão na forma falada. a definição mais aceita pelos acadêmicos é a de que "Uai é uai, uai!"

Você vai para casa?
Uai, vou sim.
Vou sim, uai.


Clique aqui se você CONCORDA com essa definição!  1 sobe, 0 desce Clique aqui se você NÃO CONCORDA com essa definição!

3. Uai

Por (PR) em 30-06-2014

A interjeição mineiro-goiana "uai", que exprime espanto, surpresa, impaciência, susto, terror, é do português arcaico e é encontrando também no português falado na ilha dos Açores e em Guiné-Bissau (colônias portuguesas).

Uai sô.
Então tá bão, Uai.

Clique aqui se você CONCORDA com essa definição!  9 sobe, 9 desce Clique aqui se você NÃO CONCORDA com essa definição!

4. Uai

"O berço da expressão popular dos mineiros UAI:
Segundo o odontólogo Sílvio Carneiro e a professora Dorália Galesso, foi o presidente Juscelino Kubitschek que os incentivou a lhe pesquisar a origem. Depois de exaustiva busca nos anais da Arquidiocese de Diamantina e em antigos arquivos do Estado de Minas Gerais, Dorália encontrou explicação provavelmente confiável.
Os Inconfidentes Mineiros, patriotas mas considerados subversivos pela Coroa Portuguesa, comunicavam-se por meio de senhas, para se protegerem da polícia lusitana. Como conspiravam em porões e sendo quase todos de origem Maçônica, recebiam os companheiros com as três batidas clássicas da Maçonaria nas portas dos esconderijos. Lá de dentro, perguntavam: quem é?, e os de fora respondiam :
UAI - as iniciais de União, Amor e Independência. Só mediante o uso dessa senha a porta seria aberta aos visitantes.
Conjurada a revolta, sobrou a senha, que acabou virando costume entre as gentes das Alterosas.
Os mineiros assumiram a simpática palavrinha e, a partir de então, incorporaram-na ao vocabulário quotidiano, quase tão indispensável como
tutu e trem.
Uai, sô ... TREM BÃO..."


Nota:
A matéria acima saiu no Jornal Correio Brasiliense

Uai, o que você fez? = Puxa, o que você fez?

Clique aqui se você CONCORDA com essa definição!  1 sobe, 1 desce Clique aqui se você NÃO CONCORDA com essa definição!

5. Uai

Por (SP) em 22-06-2012

Expressão que tem origens nas Ilhas dos Açores, em Portugal, bastante difundida em Minas Gerais e que denota surpresa. Acredita-se que seja oriunda da fusão das interjeições opa! (ou upa!)+ôi+ai, como presente na obra Sagarana, de Guimarães Rosa.

Por que você esperou por mim? Eu disse que não iria à festa, uai!

Clique aqui se você CONCORDA com essa definição!  23 sobe, 45 desce Clique aqui se você NÃO CONCORDA com essa definição!

6. Uai

Por (SP) em 23-07-2008

Expressão originada da língua inglesa, desde época do Brasil Colonial. Já que nesse tempo haviam muitos americanos no interior de Minas Gerais, que em momentos de dúvida deixavam escapar um curioso:
- Why Sr. (Porquê Senhor)?

Que rapidamente se propagou entre os mineiros e originou o hojê conhecido:

Uai sô!
Ou o abreviado, Uai!

Uai, sei não.

Uai sô!

Clique aqui se você CONCORDA com essa definição!  19 sobe, 44 desce Clique aqui se você NÃO CONCORDA com essa definição!

7. Uai

Por (MS) em 07-04-2009

By Deciclopedia.
Uai, expressão frequente no linguajar dos oriundos de Minas Gerais, tem sua origem na história colonial daquele estado, segundo nos teria informado Rudolf von Liptszerling, linguista austríaco, caso tivesse existido e entendesse de etimologia da língua portuguesa. No período em que foi prevalente intensa exploração de jazidas de ouro na província que se tornou Minas Gerais, no Brasil, os senhores ingleses, proprietários e gerentes das minas, expressavam sua curiosidade insaciável sobre hábitos, costumes, valores e estilos de vida de seus subordinados através da insistente pergunta, feita em busca de aprofundamento das respostas previamente dadas por seus interlocutores: "why? why? why? why?" que, (para os não anglofônicos e demais pessoas) quer dizer "por quê? por quê? por quê? por quê?". Os respondentes se viravam como podiam... e muitas vezes esbarravam na dificuldade inevitável de conseguirem explicar tudo o que os seus inquiridores insistiam em saber. O som da palavra "why / uai" foi, progressivamente, se associando ao significado que permanece válido, hodiernamente: interjeição com significado próximo - mas algo diferente - do "por quê?", utilizada quando não se sabe muito bem o que dizer frente a uma indagação, ou quando a explicação das coisas se mostra difícil, ou quando se considera a pergunta imprecisa, ou quando se antevê intenções ocultas nas perguntas, ou quando se considera a resposta óbvia e a pergunta, por conseguinte, inadequada... situações nebulosas, de modo geral.

Alguns exemplos: 1) A que horas sairemos, amanhã? Resposta: Uai... depende. Ou: uai... não sei. 2) Onde está a caneta que deixei aqui? Resposta: Uai... num tá aí não? Pensei que tava... 3) Pensei que o aniversário era hoje!! Resposta: Uai... e num é não? 4) Por quê você está perguntando isto? Resposta: Uai... é algum segredo? 5) Como vai a dona Maria? Resposta: Uai... você num sabe não?!! Não, uai. Ela morreu. De quê? Envenenada. Mesm? Mesm. Estricnina? Não, formicida. Uai... é bom também.

Outras Informações:

Palavras com 3 letras

A palavra possui 3 vogais - uai
A palavra possui 0 consoantes -
1 página - 7 Definições

Publicidade
Dicionário inFormal® possui definições de gírias e palavras de baixo-calão. Seu conteúdo não é adequado para todas as audiências.
Uai - Significado, Definição, Sinônimos, Antônimos, Palavras Relacionadas, Exemplos
termos de serviço. Mapa de definições

© 2006-2014 Dicionário inFormal®