Eduardo Pereira

Usuário desde 19-05-2013
Já enviou 12 Definições.

12. Copta

Copta é como é chamada a igreja cristã não-calcedoniana que, segundo sua tradição, foi fundada pelo apóstolo Marcos por volta de 50 d.C em Alexandria, no Egito. O termo é proveniente do termo árabe "qubta", que significa "egípcio". A Igreja Copta rompeu com as igrejas cristãs europeias predominantes (ortodoxa da Constantinopla e católica de Roma) ainda nos primórdios do Cristianismo, no século V, num cisma que perdura até hoje. Os cristãos coptas são predominantes na Etiópia (52% da população) e contam com importantes minorias no Egito e na Eritreia.

11. Mansa

Título real dado aos imperadores do Reino do Máli, poderoso reinado da África Ocidental que atingiu seu apogeu nos séculos XIII e XIV.

10. Kwanzaa

É uma festividade folclórica da comunidade negra dos Estados Unidos. Foi criado nos anos 1960 pelo professor universitário Dr. Maulana Karenga, que sentia a falta de um feriado que lembrasse e exaltasse a história e o orgulho da comunidade negra onde vivia (Los Angeles, Califórnia). Para suprir esse vazio, o Dr. Karenga criou o kwanzaa (pronuncia-se "cuanzá") com base nas antigas festas de colheitas do povo suaíli, no leste africano ("kwanzaa" em suaíli significa "primeiros frutos"), onde hoje fica o Quênia e o Tanzânia. Karenga criou uma série de valores (auto-determinação, união, fé na comunidade, etc...) e de símbolos (cores, velas, etc...) para compor a celebração. É comemorado entre o dia 26 de dezembro e 1 de janeiro, quando a comunidade negra se reúne para lembrar e estudar seu passado, celebrar a união comunitária e promover o orgulho de ser afro-americano.

9. Chula

Como é chamado no Amapá e no Pará o açaí com uma grande quantidade de água; aguado. É considerado um açaí ruim, de baixa qualidade, comida de gente pobre.

8. Saramacás

Saramacás é um dos sub-grupos étnicos presentes no Suriname e na Guiana Francesa que compõe o grupo "bushinengué" (que em créole guyanais significa "negros do mato"). São antigos escravos comprados na África para servirem nas fazendas do Suriname e que conseguiram fugir para as florestas do interior, onde conseguiram se manter em liberdade e conservar sua cultura africana em meio à floresta amazônica. Além dos saramacas os bushinengués são compostos pelos paramacas, pelos bonis e pelos bosches.

7. Mana

Gíria muito usada no norte do Brasil, em especial no Pará e no Amapá, em contextos informais (família, amigos). É geralmente um vocativo usado para se referiar a pessoas próximas.

6. Carapanã

Como são conhecidos genericamente os mosquitos sugadores de sangue na Região Norte do Brasil.

5. Mina

Também chamada "Costa da Mina", é como era conhecida genericamente até o século XIX a região litorânea que compreende os territórios de quatro países africanos modernos: Gana, Togo, Benin e Nigéria.

4. Murta

s.f.
Planta aromática encontrada nos arredores de Macapá-AP. Durante as festejos do marabaixo (vide marabaixo), os festeiros colhem galhos de murta na floresta próxima como parte das homenagens folclóricas à Santíssima Trindade.

3. Zimba

Dança folclórica de origem africana presente unicamente na comunidade negra do Cunani, vila rural localizada no interior do município de Calçoene (litoral norte do estado do Amapá). É dançado em honra aos santos da Igreja Católica Apostólica Romana, em especial São Benedito e Santa Maria. Em coro, os zimbeiros respondem aos "jogados" dos cantores, enquanto volteiam entre si ou ao redor dos tambores e pandeiros em sentido inverso ao do relógio. É similar ao batuque do Quilombo do Curiaú (localizado próximo a Macapá).

2. Ressaca

Como são conhecidas no Amapá as áreas pantanosas de baixada, com a abundância de água parada e mata de várzea.

1. Jurema

No Nordeste brasileiro, a jurema ou culto da jurema é uma religião xamânica de origem indígena (em algumas tradições há certa influência católica e africana), em especial dos povos tupi e cariri. Se baseia na prática de curas mágicas através da ingestão da bebida alucinógena "vinho de jurema" e pela possessão pelos "encatados", antigos espíritos de antepassados.


1 página - 12 Definições