Sinvaldo dos Santos Pereira

Usuário desde 21-07-2014
Já enviou 2 Definições.

2. Não obstante

Não obstante é uma locução conjuntiva cujo significado se refere a uma situação de oposição a uma outra ideia apresentada, mas que não impede sua concretização. É sinônimo de "apesar de", "conquanto", "contudo", "a despeito de", "nada obstante".

Habitualmente utiliza-se "não obstante" para expressar que determinada situação aconteceu de forma contrária daquela que se esperava; algo que deveria ter acontecido de um modo, mas que por algum motivo aconteceu de outro.

A locução "não obstante" faz parte das conjunções com valor adversativo ou concessivo e tem o mesmo sentido de "mas", "porém", "todavia", "entretanto", etc. A sua identificação muitas vezes é feita de acordo com o contexto em que a locução é utilizada.

"Inobstante" tem o mesmo significado de "não obstante". É um termo muito usado em textos jurídicos.

Em inglês, a locução "não obstante" pode ser traduzida por várias palavras, entre elas, notwithstanding, in spite of ou despite. Ex: Notwithstanding the heavy rain, we are still going to play soccer. - Não obstante a chuva forte, nós vamos jogar futebol.

1. Higaiom

Transliteração da expressão hebraica hig·ga·yóhn, entendida pelos lexicógrafos como indicando um termo técnico de orientação musical. (Sal 9:16) À base do contexto, nas suas ocorrências no texto hebraico, tem sido traduzida diversamente como ?expressão suave?, ?meditação?, ?pensamentos?, ?melodia?, ?música suave?, ?música ressonante? e ?sussurros?. (Sal 19:14; 92:3; La 3:62, BLH, IBB, Mo, NM, Ro) No Salmo 9:16, Higaiom pode significar quer um interlúdio solene e de tom grave de harpa, quer uma pausa solene, que induz à meditação.


1 página - 2 Definições