Carlos Henrique

Usuário desde 10-03-2010
Já enviou 11 Definições.

11. Sorório

Relativo a Sóror.
Acordo ou encontro de irmãs.

10. Zwingliano

Seguidor do zwinglianismo.

9. Rabo

Parte final de uma sequência ordenada de coisas ou pessoas.

8. Flotilha

Termo utilizado na Marinha para a parte menor da totalidade das embarcações de uma esquadra ou frota. Frota pequena de navios (mercantes ou militares), geralmente entre 2 a 10 navios, ou um agrupamento de aeronaves.

7. Xamanismo

Conjunto de práticas religiosas animistas primitivas que envolvem curas, transes e possíveis contatos com espíritos, muitas vezes auxiliadas pelo uso de elementos extraídos de fontes naturais de efeito psicoativo ou enteógeno.

6. Xamã

Líder religioso, sacerdote de práticas xamânicas, em geral conhecedor de técnicas para atingir o estado alterado de consciência e formas de se proteger contra o descontrole.

5. Pé-de-moleque

Bolo utilizado no Nordeste em festas de São João, feito a base de massa de mandioca, castanha de caju, café e especiarias (cravo, canela, erva-doce e outras).

4. Vestiário

Local onde pessoas tomam banho e trocam de roupa, antes e depois de participar de alguma atividade física, esportiva ou de trabalho.

3. Zwinglianismo

Doutrina religiosa defendida por Huldrych Zwingli (1845-1531), reformador protestante suíço com tendência racionalista. Segue o pensamento de Lutero quando afirma ser a Bíblia a única fonte de revelação, negando o valor das boas obras e a ciência dos sacramentos. Esta filosofia também nega a presença real de Cristo na eucaristia, afastando-se assim mais da fé católica do que Lutero.

2. Apócope

Supressão de fonemas a que as palavras podem estar sujeitas à medida que uma dada língua evolui. Neste caso, a palavra pode perder um ou mais fonemas no final. Este fenômeno é estudado de forma mais aprofundada na língua espanhola e italiana, por exemplo.

1. Barqueiro

1.Homem cujo ofício é governar um barco.
2.Inseto que nada de costas.


1 página - 11 Definições