É a variação que uma língua possui, ou seja, quando há outras línguas presente em uma outra língua. Essas línguas dentro de uma outra língua pode ser: dialeto, socioleto e idioleto.
Dialeto é quando a variação é por lugares, como estados, regiões etc. Socioleto é quando a variação ocorre em um grupo específico de pessoas. Idioleto é quando a variação é mais individual.

Mas você vai na casa do João, daí?
Oxi menino, deixe de ser abestado.
Já protocolou as petições?.
Esse skatista acaba de realizar um Ollie.

Idioleto: "MANO, cê não sabe a TRETA que deu na SOCIAL ontem". "VELHO cê ta MALUCO ? que prova HARD". No exemplo foram usadas gírias criadas por adolescentes.
  


A variação linguística é um fenômeno que acontece com a língua e pode ser compreendida através das variações históricas e regionais. Em um mesmo país, com um único idioma oficial, a língua pode sofrer diversas alterações feitas por seus falantes. Como não é um sistema fechado e imutável, a língua portuguesa ganha diferentes nuances. O português que é falado no Nordeste do Brasil pode ser diferente do português falado no Sul do país.

Os três tipos de variações linguísticas são: variações diafásicas, variações diatópicas e variações diastráticas.
  


Nome dado a variação que uma língua possui. Em outras palavras, podemos resumir como os diferentes dialetos presentes em uma língua. No caso da língua portuguesa: dialeto paulista, dialeto mineiro, dialeto pernambucano, dialeto baiano, dialeto gaúcho, etc. são considerados variações linguísticas.

O baianês é uma variação linguística da língua portuguesa muito marcada no Brasil.
  

Outras informações sobre Variação linguística:

Palavras com 20 Letras
A Palavra Variação linguística possui 20 Letras
A Palavra Variação linguística possui 10 vogais - a ia ao i ui i a
A Palavra Variação linguística possui 10 consoantes - v r c l ng st c
A Palavra Variação linguística ao contrário: Acitsíugnil oãçairav
Busca reversa Onomasiológica por Variação linguística

1 página - 3 Definições