Letra V
7604 Palavras

Vigário

2 Definições encontradas.
 

Classificação morfossintática:

Substantivo, masculino singular
Substantivo próprio, masculino singular

Flexões da palavra Vigário

Significados de Vigário :

Clique aqui se você CONCORDA com essa definição!  37 sobe, 19 desce Clique aqui se você NÃO CONCORDA com essa definição!

1. Vigário

Por (SP) em 03-01-2008

S.m.(o) Padre responsável; pároco.
Conto com artimanha para induzir, enganar outros.

Não satisfeito, consultou o vigário.
Abordado por dois elementos, caiu no conto do vigário.



Clique aqui se você CONCORDA com essa definição!  3 sobe, 0 desce Clique aqui se você NÃO CONCORDA com essa definição!

2. Vigário

Por (MT) em 28-07-2014

Vigário é o religioso católico que é autorizado a exercer as funções de outro prelado em determinado local e período de tempo. Há vários tipos de vigários: Vigário de Cristo: É o Papa, o sucessor de São Pedro, que governa a Igreja em nome de Cristo. vigário-apostólico, é quem, normalmente bispo ou equiparado a bispo, governa um vicariato apostólico em nome do Sumo Pontífice (CDC 371-368) Vigário-geral, é o sacerdote a quem o bispo diocesano delega o próprio poder executivo para os actos administrativos em toda a diocese, com eventual excepção dos reservados por ele ou pelo direito. Em todas as dioceses deve haver um vigário-geral ou, porventura, mais que um (475-481; etc.) Vigário episcopal, é o sacerdote que, por delegação do bispo diocesano tem poder executivo ordinário sobre determinado território, campo de acção ou grupo de fiéis. Devem sê-lo o bispo-coadjutor e o bispo-auxiliar. Se não for bispo, a nomeação é por determinado prazo (476-481) Vigário castrense, caso particular de vigário-geral ou episcopal, a quem o ordinário castrense (por vezes bispo duma diocese) confia o cuidado pastoral da família militar, com jurisdição sobre os capelães, os militares, o pessoal de serviço e os respectivos familiares. (Para o caso português, V. Ordinariato Castrense de Portugal) Vigário judicial, é o sacerdote em quem o bispo diocesano delega o seu poder judicial, podendo dar-lhe adjuntos (391,2; 1420-1423); Vigário paroquial, é o sacerdote que o bispo diocesano nomeia para coadjuvar um pároco no exercício do seu ministério pastoral. A área da sua competência pode ser restringida ou ampliada a várias paróquias. No caso do pároco faltar, o v.p. (ou o mais velho, se for mais que um) assume as suas funções até solução (545-552; 541); Vigário forâneo, também chamado vigário da vara, ouvidor ou arcipreste, é o sacerdote nomeado, por determinado prazo, pelo bispo diocesano para estar à frente duma vigararia ou arciprestado, tendo como atribuições: animar e coordenar as actividades pastorais comuns; acompanhar os clérigos na sua vida e exercício de suas funções; velar pela correcção das expressões litúrgicas, pelo tratamento dos livros paroquiais e alfaias, e pela boa administração dos bens eclesiásticos (553-555).

Não satisfeito, consultou o vigário.


Outras Informações:

Palavras com 7 letras

A palavra possui 4 vogais - i a io
A palavra possui 3 consoantes - v g r
1 página - 2 Definições

Publicidade
Dicionário inFormal® possui definições de gírias e palavras de baixo-calão. Seu conteúdo não é adequado para todas as audiências.
Vigário - Significado, Definição, Sinônimos, Antônimos, Palavras Relacionadas, Exemplos
termos de serviço. Mapa de definições

© 2006-2014 Dicionário inFormal®