Classificação morfossintática

Virtude é um Substantivo, feminino singular ;

Virtude é uma qualidade moral particular. Virtude é uma disposição estável em ordem a praticar o bem; revela mais do que uma simples potencialidade ou uma aptidão para uma determinada ação boa: trata-se de uma verdadeira inclinação. Virtudes são todos os hábitos constantes que levam o homem para o bem, quer como indivíduo, quer como espécie, quer pessoalmente, quer coletivamente. A virtude, no mais alto grau, é o conjunto de todas as qualidades essenciais que constituem o homem de bem. Virtude, segundo Aristóteles, é uma disposição adquirida de fazer o bem,e elas se aperfeiçoam com o hábito. .

Justiça
Fortaleza
Prudência
Temperança
  


Disposição de um indivíduo de praticar o bem; e não é apenas uma caracterísitca, trata-se de uma verdadeira inclinação; virtudes são todos os hábitos constantes que levam o homem para o caminho do bem.

Minha filha tem virtude, ela sempre faz o bem.
  


O termo "Virtude" (do latim "virtus" que significa força viril) designa o poder de uma coisa para produzir determinados efeitos. Em termos filosóficos, e segundo Platão e também segundo o epicurismo e o estoicismo, a virtude designa um conjunto de características que contribuem para que o indivíduo tenha uma vida boa, nomeadamente a sabedoria, a coragem, a temperança e a justiça (as chamadas "virtudes cardeais"). Quanto à Aristóteles, este define a virtude como aquilo que completa de forma excelente a natureza de um ser: enquanto para um pássaro a virtude pode ser o voar depressa, para o Homem a virtude será agir conforme a razão. Existe uma ligação íntima entre virtude e ventura. Apesar da virtude não ser uma condição suficiente para uma vida boa, pois esta depende também de uma vida feliz, existe uma relação de dependência: enquanto os estoicos defendem que a ventura resulta da virtude, Epicuro afirma que a virtude é uma condição para a ventura; pelo contrário, Kant defende que a virtude não é aquilo que nos torna mais felizes, mas aquilo que nos torna dignos de ser felizes.

Alguns elevam-se pelo pecado, outros caem pela virtude.
(William Shakespeare)
  

Boas qualidades que uma pessoa pode ter, moral impecável.

"A virtude não como excelência moral, social ou teologais, mas de pequenos gestos edificadores da amizade em mútua felicidade." Issamu Matsumoto, 2011 - DAFF? Internacional Animal Rescue's.
  


Que se conforma com aquilo que é considerado correto e desejável (do ponto de vista moral, religioso etc.).

Ele tem virtude moral.
  

Outras informações sobre Virtude:

Palavras com 7 Letras
A Palavra Virtude possui 7 Letras
A Palavra Virtude possui 3 vogais - i u e
A Palavra Virtude possui 4 consoantes - v rt d
A Palavra Virtude ao contrário: Edutriv
Busca reversa Onomasiológica por Virtude

1 página - 5 Definições