Classificação morfossintática

Visse é um Verbo, imperfeito do subjuntivo 1a pessoa singular de ver;
Visse é um Verbo, imperfeito do subjuntivo 3a pessoa singular de ver;

Palavra amplamente usada em Pernambuco, para fundir três interrogativas ao mesmo tempo:

-você viu?
-você escutou?
-você entendeu?

Obs: sempre usada precedida da da palavra "tu" , segunda pessoa do singular (modo indicativo), talvez esta palavra represente a expressão máxima do português informal.

Tu visse o que o presidente falou?
  


Em alguns estados do nordeste é usada na forma sincopada (reduzida) de "ouvisse? " que é uma palavra derivada de "ouvir" ( entender, perceber os sons pelo sentido do ouvido etc).

Ex .Espero você äs 17 horas visse? ( ouvisse?) ; Conto com sua presença na minha festa visse? (ouvisse?)
  

Uma má conjugação da segunda pessoa do singular do PRESENTE DO INDICATIVO, muito usada em Santa Catarina por descendentes açorianos; corruptela de "tu viste". Não tem a ver com o "IMPERFEITO DO SUBJUNTIVO "se ele visse".

Visse aquele mulher ontem?
  


Vício de linguagem (ou muletinha) para reforçar uma demonstração, uma asseveração exagerada por demais repetitiva. Característica típica do homem nordestino, na linguagem popular, vide etimologia de uma suposta gíria.

"Cê é teimoso, visse?"
  

Uma evolução da conjugação do verbo ouvir (também do verbo ver) na segunda pessoal do singular, no pretérito perfeito do indicativo: de 'Tu ouviste' para 'Tu visse' ou de 'Tu viste' para 'Tu visse'. Expressão muito utilizada em Pernambuco, na Paraíba e arredores. Ps. A expressão não é utilizada em situações em que o pronome de tratamento 'você' é utilizado, uma vez que a conjugação do pronome de tratamento é feita com a terceira pessoa do singular. Ex. Diga [você] a ela que me espere, visse? <--NÃO SE USA!!!

A omissão do T na conjugação verbal da segunda pessoa do pretérito perfeito do indicativo, em alguns Estados do Nordeste, é muito comum: Ex. 'Tu falasse' no lugar de 'Tu falaste'.

Ex1. Falei pra teu irmão me enviar o email, visse?
Ex2. Tu visse aquela cena? Fiquei encantada!
  


Usado no Nordeste, principalmente em Pernambuco, como alteração fonética de viste. Também é usado como interjeição de reforço, sinônimo de viu.

Tu visse o filme ontem?
Ligue o rádio, visse?
  

Outras informações sobre Visse:

Palavras com 5 Letras
A Palavra Visse pode ser uma gíria/informal/sigla
A Palavra Visse possui 5 Letras
A Palavra Visse possui 2 vogais - i e
A Palavra Visse possui 3 consoantes - v ss
A Palavra Visse ao contrário: Essiv
Busca reversa Onomasiológica por Visse

1 página - 6 Definições