Gíria comum que significa alcagüete, delator, "dedo-duro", "cagüete".

A reprovação do policial foi influenciada pela investigação que revelou o seu passado como X-9.
  


Linguarudo; traíra; alcagüete; vira casaca.

O x-9 soltou a língua e entregou os comparsas.
  


Ser um X-9 significa ser uma pessoa "dedo-duro"!

Se você quebrasse um vidro da escola e todo mundo dissesse que foi você, todos seriam X 9.
  

Existem duas versões para a definição de x-9, uma é como todos sabem, uma simples equação numérica, mas esta expressão é usada para nomear aquelas pessoas que trabalham ocultamente para uma instituição policial, ou seja, informante policial ativo que participa da instituição externamente informando, infiltrando-se para resolução de certos casos em que policiais oficiais jamais poderiam infiltrar-se, fazer, executar tarefas, etc...são pessoas de extrema confiança de um ou mais policiais de um distrito policial (obs: nem todos os policiais do distrito sabem) este x-9 geralmente é pessoa que também pode ser solicitada para algumas operações individuais do grupo ou muito sigilosa que tenha interesses direto com o grupo ou instituição de segurança. Pessoa essa geralmente treinada ou que tenha grande conhecimento da atividade e suas regras, além de ter grande habilidade, conhecimento e tática de defesa, ataque pessoal e com armamentos... (geralmente um x-9 exerce uma profisão paralela muito diferenciada da atividade policial, mas basta virar e se transforma assim como o número 9 virando se transforma em 6 sem muitas mudanças, e o x significa incógnita, quer dizer, ninguém sabe o que ele é ou que número significa no x-9 da polícia a barra é obrigatória, pois significa também a união entre os participantes. Ex = x-9. Diferente de x9 de escola de samba, etc...

x-9 é separado por hífen num grupo, se diferencia de x9 juntos, como escola de samba, etc..
  


Na verdade, acho que valeria a pena explicar um pouco sobre a história dessa exressão, pois, X9 era um pavilhão do extinto presídio do Carandiru onde eram encarcerados os presos condenados por crimes como estupro e outros que causam a fúria dos demais encarceirados, como a própria delação, caguetagem, crimes contra mulheres, dentre outros.

X-9 era um dos pavilhões do Carandiru.
  

Secret Agent X-9 é um personagem de histórias em quadrinhos criado por Dashiell Hammett (autor de The Maltese Falcon) e o desenhista Alex Raymond (famoso autor de Flash Gordon). Surgido como tira de jornal em 1934, que foi distribuída pela King Features e permaneceu publicada até 1996. No Brasil o material foi publicado pela Ebal e pela RGE nos anos 40/50, e nos anos 70 pela Editora Saber.

X-9 era um agente sem nome que trabalhava para uma agência igualmente sem denominação. Nos anos 40 ele passou a ser chamado de "Phil Corrigan" e as tiram foram renomeadas para Secret Agent Corrigan. A agência passou a ser o FBI durante um período em que esse órgão gozou de popularidade.

Nas aventuras X-9 era uma combinação de agente secreto e detetive particular. Apesar do talento reconhecido de seus criadores, a tira original não fez sucesso e Hammett e Raymond logo cessaram o trabalho.

A tira foi continuada por Charles Flanders (1937), Robert Storm (1938-1943?), e desenhada por Mel Graff de 1939 até os anos 60. O nome de "Phil Corrigan" foi inspirado em "Phil Cardigan", um dos personagens iniciais de Graff. Como Corrigan, ele se interessou por Linda e Wilda. Esta última se casaria com Phil Corrigan.

Depois de Graff as tiras foram produzidas por "Bob Lewis" (1960-1966). De 1967 até 1980, ela foi escrita por Archie Goodwin e desenhada por Al Williamson, dupla que também produziu a tira de Star Wars. O último artista foi o veterano George Evans que escreveu e desenhou a série de 1980 até sua aposentadoria em 1996.

Em 2000/01, o X-9 apareceu como convidado especial na folha dominical de Flash Gordon
  

Dedo-duro, delator, cagueta, capa.

Aquele X-9 caguetou todo mundo aqui na quebrada.
  

Gíria comum que significa alcagüete, delator, "dedo-duro", "cagüete".

A reprovação do policial foi influenciada pela investigação que revelou o seu passado como X-9.
  

Escola de Samba Paulistana.

Bora caí la na quadra da X-9 tru?


Demoroo...fogo nesse banza e vamo Sambar!
  

Outras informações sobre X-9:

Palavras com 3 Letras
A Palavra X-9 pode ser uma gíria/informal/sigla
A Palavra X-9 possui 3 Letras
A Palavra X-9 possui 0 vogais - -9
A Palavra X-9 possui 3 consoantes - x-9
A Palavra X-9 ao contrário: 9-x
Busca reversa Onomasiológica por X-9

1 página - 10 Definições