Esse seria a tradução aproximada do Nome de Deus entregue a Moisés no monte Sinai que em hebraico é representado por quatro caracteres chamados de tetragrama. Esse nome não tem tradução porisso tem essa estética diferente do que vemos normalmente.
Na Biblia traduz-se normalmente como ADONAI, YAHWEH e etc. seus caracteres no Hebraico são os seguintes, Yod, Hê, Wav, Hê.

E então YHWH (Adonai ou Deus) disse a Moises:
  


Essas quatro letras encontradas na bíblia representam o poder eterno de Deus. É um verbo conjugável e por isso, encontramos mais de uma tradução. Por ser um verbo conjugável, quem o pronuncia sem saber exatamente, pode estar se referindo a um Deus no passado, (que já foi), ou no presente ou no futuro. Os católicos dizem Javé, os protestantes Jeová e alguns teólogos mais letrados dizem JAVO. Mas, a maioria, não sabe o que diz, porque quando fala não conhece o significado. É a mesma coisa do que chamar Deus de ?nada?. Por isso, sabiamente, alguns judeus do passado alteraram o tetragrama para evitar que não se falasse o nome de Deus de maneira fútil. Chamar Deus de Jeová, Javé ou Javo pode ser fútil. Repare que eu não afirmo que é fútil, mas que ?pode ser?. O correto é referir-se a Deus como ?aquele que é o que quiser ser?.

YHWH Deus plantou um jardim em Éden
Eu sou "AQUELE QUE É O QUE QUISER SER", teu Deus.
  

Tetragrama também escrito por Moisés como sendo "a palavra". Significa "ser o que quiser".

Deuteronômio 5-6 a 21, representam as dez palavras (YHWH), porque dez vezes ela foi escrita no pacto. Erroneamente traduzido em alguns lugares por dez mandamentos, quando literalmente está registrado pelos profetas como as "dez palavras".
  


Outras informações sobre Yhwh:

Palavras com 4 Letras
A Palavra Yhwh possui 4 Letras
A Palavra Yhwh possui 0 vogais -
A Palavra Yhwh possui 4 consoantes - yhwh
A Palavra Yhwh ao contrário: Hwhy
Busca reversa Onomasiológica por Yhwh

1 página - 3 Definições



Dicionário inFormal - Dicionário online de Português