Letra Z
1411 Palavras

Zumbi

7 Definições encontradas.
 

Classificação morfossintática:

Verbo, pretérito perfeito do indicativo 1a pessoa singular de zumbir
Verbo, imperativo 2a pessoa plural de zumbir
Substantivo, masculino singular

Flexões da palavra Zumbi

Imagens de zumbi:

Significados de Zumbi :

Clique aqui se você CONCORDA com essa definição!  138 sobe, 4 desce Clique aqui se você NÃO CONCORDA com essa definição!

1. Zumbi

Por (AP) em 14-01-2011

Líder do quilombo dos Palmares, Zumbi nasceu em 1655, em Palmares, atual estado de Alagoas. Era descendente dos guerreiros imbangalas, de Angola. Logo após o seu nascimento fora aprisionado pela expedição de Brás da Rocha Cardoso, e entregue ao Padre Antônio Melo em Porto Calvo
Foi batizado com o nome de Francisco, aos 10 anos já escrevia português e latim. Aos 15 anos fugiu em busca de suas origens, voltou para o quilombo dos Palmares, onde adotou o nome de Zumbi. No quilombo, derrotou a expedição de Jacome Bezerra, e ferido em conflitos contra as tropas de Manuel Lopes Galvão e Domingos Jorge Velho.
Zumbi comandava as tropas do quilombo governado por Ganga Zumba. Em 1678, liderou um conflito interno, alcançou a liderança do quilombo, e combateu os portugueses durante 14 anos.
FONTE:FERNANDO REBOUÇAS

Em 1695, reuniu mais de 2000 palmarinos (nativos de palmares), e invadiu povoados de Pernambuco em busca de armas e alimentos. Antônio Soares, um dos líderes das tropas palmarinas, foi capturado e em troca de sua liberdade entregou ao bandeirante André Furtado de Mendonça, o esconderijo de Zumbi.
Foi capturado e morto em 20 de novembro de 1695.
FONTE:FERNANDO REBOUÇAS



Clique aqui se você CONCORDA com essa definição!  123 sobe, 87 desce Clique aqui se você NÃO CONCORDA com essa definição!

2. Zumbi

Por (SP) em 08-11-2008

S.m.(o)
1. Fantasma que segundo os cultos afro-brasileiros, só sai à noite.
2.Fig. Pessoa que só sai à noite.
3.Nome dado a um grupo musical brasileiro.

1- Assistiram um filme de zumbis e ficaram temerosos.
2- Apreciava caminhar à noite até altas horas. Parecia um zumbi!.
3- Ontem vimos uma apresentação da banda Nação Zumbi.

ZUMBI

(Jorge Ben)

Angola, Congo, Benguela,
Monjolo,Cabinda, Mina,
Quiloa, Rebolo
Aqui onde estão os homens
Há um grande leilão
Dizem que nele há uma princesa à venda
Que veio junto com seus súditos
Acorrentados num carro de boi

Eu quero ver
Eu quero ver
Eu quero ver
Eu quero ver
Angola, Congo, Benguela,
Monjolo,Cabinda, Mina,
Quiloa, Rebolo
Aqui onde estão os homens
De um lado cana-de-açúcar
De outro lado, o cafezal
Ao centro, os senhores sentados
Vendo a colheita do algodão branco
Sendo colhido por mãos negras

Eu quero ver
Eu quero ver
Eu quero ver
Eu quero ver
Quando Zumbi chegar
O que vai acontecer

Zumbi é o senhor das guerras
Senhor das demandas
Quando Zumbi chega
É Zumbi é quem manda

Eu quero ver
Eu quero ver
Eu quero ver
Eu quero ver
Angola
Congo
Benguela
Monjolo
Cabinda
Mona
Quiloa
Rebolo


Clique aqui se você CONCORDA com essa definição!  51 sobe, 24 desce Clique aqui se você NÃO CONCORDA com essa definição!

3. Zumbi

Por (CE) em 28-01-2009

Ser humano, também chamados de mortos-vivos, sem vontade própria, preso entre o mundo dos vivos e dos mortos, que apresentam certos comportamentos de acordo com o levou a esse estado seja aguém cujo espírito foi aprisionado por um feiticeiro que setorna seu mestre ou zumbis canibais que são guiados pelos instintos mais primitivos, ou seja, a necessidade de carne fresca cuja busca se faz pelo uso de métodos violentos. Todos eles apresentam movimentos corporais vascilantes, quase dormentes e lentos, cambaleantes, além de grunhidos típicos de seres mentalmente deteriorados.

Clique aqui se você CONCORDA com essa definição!  10 sobe, 3 desce Clique aqui se você NÃO CONCORDA com essa definição!

4. Zumbi

Por (SP) em 24-07-2009

A palavra Zumbi, ou Zambi, vem do africano quimbundo "nzumbi", e significa, grosso modo, "duende". No Brasil, Zumbi significa fantasma.
Zumbi (imortal), um símbolo de resistência, data de sua morte foi adotada como o dia da Consciência Negra.

O Quilombo dos Palmares (Alagoas) era uma comunidade auto-sustentável formado por escravos negros que haviam escapado das fazendas, prisões e senzalas brasileiras. Ele ocupava uma área próxima ao tamanho de Portugal sua população alcançava por volta de trinta mil pessoas.
Foi onde Zumbi nasceu, livre em 1655, mas foi capturado pelos portugueses com seis anos. Batizado ?Francisco?, aprendeu o Portugues o Latim, e passou a ajudar na igreja. Apesar da tentativa de acultura-lo, Zumbi escapou com 15 anos e retornou a seu local de origem.
Em 1678 os Portugueses, cansado dos conflitos com Quilombo dos Palmares, sugeriram ao lider Ganga Zumba (Lider do Quilombo) um acordo de Paz, oferecendo a liberdade a todos escravos fugidos que se submetesse a autoridade da Coroa Portuguesa.
Zumbi rejeitou a proposta do governador e desafiou a liderança de Ganga Zumba. Prometendo continuar a resistência contra a opressão portuguesa, Zumbi tornou-se o novo líder do quilombo de Palmares.
Quinze anos após Zumbi ter assumido a liderança, o bandeirante paulista Domingos Jorge Velho foi chamado para organizar a invasão do quilombo. Em 6 de fevereiro de 1694 a capital de Palmares foi destruída e Zumbi ferido. Apesar de ter sobrevivido, foi traído por Antonio Soares, e surpreendido pelo capitão Furtado de Mendonça em seu reduto. Apunhalado, resiste, mas é morto com 20 guerreiros quase dois anos após a batalha, em 20 de novembro de 1695. Teve a cabeça cortada, salgada e levada ao governador Melo e Castro. Em Recife, a cabeça foi exposta em praça pública, visando desmentir a crença da população sobre a lenda da imortalidade de Zumbi.
Em 14 de março de 1696 o governador de Pernambuco Caetano de Melo e Castro escreveu ao Rei: "Determinei que pusessem sua cabeça em um poste no lugar mais público desta praça, para satisfazer os ofendidos e justamente queixosos e atemorizar os negros que supersticiosamente julgavam Zumbi um imortal, para que entendessem que esta empresa acabava de todo com os Palmares."
Zumbi é hoje, para determinados segmentos da população brasileira, um símbolo de resistência. Em 1995, a data de sua morte foi adotada como o dia da Consciência Negra.

Clique aqui se você CONCORDA com essa definição!  4 sobe, 1 desce Clique aqui se você NÃO CONCORDA com essa definição!

5. Zumbi

Por (BA) em 16-11-2013

Zumbi é igual a morto vivo

Meu namorado é um zumbi

Clique aqui se você CONCORDA com essa definição!  27 sobe, 35 desce Clique aqui se você NÃO CONCORDA com essa definição!

6. Zumbi

Por (SP) em 17-03-2009

Também pode significar o título de chefes de tribos guerrei-
ras da África.

O Zumbi dos Palmares talvez tenha o nome derivado desta
explicação.

Clique aqui se você CONCORDA com essa definição!  17 sobe, 38 desce Clique aqui se você NÃO CONCORDA com essa definição!

7. Zumbi

Por (SP) em 11-05-2009

Pessoa com idade avançada

Hebe Camargo 30 anos mais jovem, já parecia um Zumbi

Outras Informações:

Palavras com 5 letras

A palavra possui 2 vogais - u i
A palavra possui 3 consoantes - z mb
1 página - 7 Definições

Publicidade
Dicionário inFormal® possui definições de gírias e palavras de baixo-calão. Seu conteúdo não é adequado para todas as audiências.
Zumbi - Significado, Definição, Sinônimos, Antônimos, Palavras Relacionadas, Exemplos
termos de serviço. Mapa de definições

© 2006-2014 Dicionário inFormal®