22

7 Definições encontradas.

Maluco, aquele que age sem pensar nas consequências, louco.

Cara aquele porteiro deve ser 22, ele encarou os pivetes na mão.

Essa mina é 22, sem camisinha rola...

  


Nas décadas de 1960 e 1970, a pessoa que apresentava problemas psiquiátricos e se tornava incapaz de trabalhar, poderia se aposentar com base no Artigo 22 da CLT (Consolidação das Leis de Trabalho) da época.
Daí dizer-se: "aquele sujeito é 22".

Aquele cara é 22, ele deve jogar pedra em avião, beliscar azulejo, queimar dinheiro.
  

Maluco, doido, débil mental.

-Aquele cara é 22, deveria estar em um hospício!
  


A gíria 22, para se referir a pessoas com transtornos mentais, faz alusão ao caput do artigo 22 do antigo Código Penal de 1940 (Decreto-Lei N° 2.848, de 7 de dezembro de 1940), que trazia: "É isento de pena o agente que, por doença mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado, era, ao tempo da ação ou da omissão, inteiramente incapaz de entender o caráter criminoso do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento".

Maria é 22, todo dia sai pelada na rua gritando.
  

Louco inexperiente, diferente de 13 que o cara é louco mas não é inexperiente vacilão

O cara é louco tenta roubar um policial e se dá mal, é inexperiente nem percebeu que a vítima era polícia. O cara é um 22.
  


Trata-se de gíria do meio policial que remete ao artigo 22 da versão original do Código Penal (Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940). Esse artigo tratava da denominada Irresponsabilidade, hoje chamada de Inimputabilidade e que passou a ser prevista no artigo 26 do Código Penal após a reforma de 1984.

Impossível do depoimento do autor, o cara é 22.
  

Disposição

Pra subir no morro, chama o Chuck, ele é 22.
  

1 página - 7 Definições