O dicionário de português gratuito para internet, onde as palavras são definidas pelos usuários. Uma iniciativa de documentar on-line a evolução do português. Não deixe as palavras passarem em branco, participe definindo o seu português!

O Dicionário inFormal é do caralho! Ali não existem definições certas ou erradas, mas definições da vida real para o português.

O indivíduo que é desprovido de educação, empatia e noções de convívio social.

Renato é um chimpa, pois escuta música sem fone de ouvido no ônibus.


(Gíria Bras. RS) - Diz se do sujeito que, principalmente durante bailões ou baladas, faz se passar por coitado, somente, para filar cigarro, cerveja e/ou para conquistar a mulher alheia.

- Mas, bah, galdério, não é que o safado deu uma de coiote do pampas para engabelar tua guria, durante a festa!? Se eu fosse tu, abriria o olho, xirú!

Fazer os lados é quando a pessoa está a fim de alguém, e pede pra um amigo ou amiga falar bem dela pra essa pessoa e ver se ela está a fim também ou demonstra interesse.

Cara 1: Mano, faz meus lados com aquela mina, por favor.
Cara 2: Beleza, o que que eu falo pra ela?
Cara 1: Fala que eu sou um cara muito legal e bonito e to mó a fim dela.


É uma espécie de comida caseira, feita com o resto do almoço, arroz, feijão, ovo frito, junta tudo numa mesma panela e torra.

Fiz um tarrabufado hoje para o jantar!

Diz-se de porção de comida feita às pressas.
Regionalismo usado no interior de Pernambuco.

Mané chegou na cozinha, sentiu o cheiro da comida, botou caldo do feijão no prato, botou coentro e farinha, mexeu e fez uma saberega.


1 - Ser humano que se começa a criar;
2 - Menor de idade na faixa dos 0 até 12 anos incompletos;
3 - [fig.] pessoa de pouco juízo, ingénua;
Do latim creantia, particípio presente neutro plural de creare, «criar; fazer crescer»;

FELIZ DIA DAS CRIANÇAS
A palavra criança deriva do latim creantia.

"Castelar" é a melhor gíria de Sorocaba, e a origem dela muita gente não conhece. Castelar é uma gíria junkie, explico, "castelo" originalmente era usado para designar viagem de droga. Tipo, um cara chapado não assiste TV, ele "castela" a TV, pois a percepção que ele tem da coisa é totalmente diferente. Na verdade, "castelar" é observar profundamente, perceber coisas que não se percebe num estado mental normal. Também pode-se dizer "entrar em castelo" que é quando o cara fica com uma ideia fixa na cabeça, uma paranoia, saca? Aí ele "entrou num castelo". Mais tarde essa gíria foi se espalhando e se transformou apenas em observar, reparar, prestar atenção, sem necessariamente estar chapado, é isso. Mas há quem use a gíria para outras expressões, como "delirar, fazer merda, etc.", o que não é o caso de onde eu moro.

- Castele aquilo no céu.
- Estou só de castelo.
(Olhe/veja/observe aquilo no céu
Estou só vendo/observando)

- Castele essa música.
(Ouça/preste atenção (n)essa música)

- Estou castelando essa/aquela "mina".
(Estou apaixonado por essa garota, estou olhando ela.

- Tipo, tá castelando o que tô dizendo?
(Está ouvindo o que estou dizendo?, está prestando atenção?)


Dicionário inFormal - Dicionário online de Português