Aduela

2 Definições encontradas.

Classificação morfossintática

Aduela é um Substantivo, feminino singular ;

Substantivo feminino.
1. Tábua ou fasquia preparada para vasilhame.
2. Lanço, ou fiada interior, das pedras do arco de uma abóbada, etc.
3. Cada uma dessas pedras.
4. Tábua que forra o vão da ombreira das portas.
5. Abertura do ferro engatado no extremo da haste do saca-trapo.
6. Muro de suporte de um tanque.

"Dorotéia, que era discreta e lépida, sabedora já da aduela de menos de D. Quixote, e de que todos, afora Sancho Pança, judiavam com ele, não quis ficar atrás, e, vendo-o tão enojado, lhe disse:
? Senhor cavaleiro, recorde-se do que me prometeu; olhe que não pode intrometer-se em aventura nenhuma, por urgente que seja; serene-se, que, se o senhor licenciado soubera que o libertador dos galeotes fora esse braço invencível, daria três pontos na boca, e até mordera três vezes a língua, antes de ter dito palavra que redundasse em desdouro de Vossa Mercê.
(Trecho do livro ?Dom Quixote? Cáp. XXX de Miguel Cervantes)
  


As aduelas são estruturas pré-fabricadas de concreto armado de dimensões mínimas, porém calculadas com toda a segurança. Apresentam formato de seção transversal retangular, quadrada ou ovóide, com junta rígida tipo macho e fêmea. Sua aplicação é bastante abrangente: canalização de córregos, cursos d´água, drenagem de águas pluviais, esgoto sanitário, passagem inferior viária, pequenas pontes, poços de visitas ou galeria técnica de serviços. A sua utilização pode ser vantajosa em situações onde são elevadas as sobrecargas devido à altura de aterro ou a carregamentos móveis, como tráfego rodoviário aplicado em pequenas espessuras de recobrimento da tubulação.

Tipos

As aduelas de concreto armado são normalmente enquadradas na categoria de condutos rígidos, que suportam as cargas por sua própria resistência. As aduelas podem ser:

aduelas abertas (em formado U e V ou L): utilizadas em canais a céu aberto, no projeto de canalização de córregos que passam por dentro de centros urbanos e que podem ter sua secção variável de acordo com as necessidades do local.

aduelas fechadas: esses elementos têm sido empregados normalmente para aberturas maiores que aquelas obtidas com os tubos de seção circular encontrados comercialmente. As aduelas de seção transversal retangular são as mais empregadas, principalmente quando a altura de cobrimento de terra é pequena. Quando a largura da aduela for grande, pode ser conveniente, em termos estruturais, subdividir o vão, formando assim mais de uma célula.

Projeto estrutural

O projeto das aduelas de drenagem deve ser elaborado tendo em vista aspectos estruturais, hidráulicos e construtivos. Esses tipos construtivos têm em comum o fato de estarem, em geral, sujeitos a consideráveis empuxos de terra ou de água. A produção das aduelas pré-fabricadas tem de estar vinculada à capacidade do equipamento de elevação e transporte e, como em toda construção, as condições de acesso são de fundamental importância para a opção pelo concreto pré-moldado.



O projeto deve fazer constar características que garantam a durabilidade das peças quanto a efeitos agressivos, mecânicos ou químicos que afetem as estruturas, adequando-se sempre o cobrimento de ferragem das peças. Informações sobre a resistência mínima de transporte e posicionamento de "inserts" para facilitar o içamento das peças também são recomendadas.

  

Outras informações sobre Aduela:

Palavras com 6 Letras
A Palavra Aduela possui 6 Letras
A Palavra Aduela possui 4 vogais - a ue a
A Palavra Aduela possui 2 consoantes - d l
A Palavra Aduela ao contrário: Aleuda
Busca reversa Onomasiológica por Aduela
Visualize Aduela

1 página - 2 Definições